domingo, junho 29, 2008

Coligações e outras sujeiras

Meu artigo da quinzena no jornal Canal Aberto.

Nenhum político quer encontrar a Verdade e tornar-se politicamente nulo. Os objetivos são bem outros e eles serão levados a cabo, mesmo que em detrimento de interesses públicos que ultrapassam com folga uma simples carreira política. Para essas pessoas, nomes, legendas e coligações valem muito mais do que Ilhabela.

sexta-feira, junho 27, 2008

O futuro de Ilhabela

Por favor, reflita sobre as seguintes frases por alguns instantes antes de ver as imagens a seguir. É fundamental que a leitura e a reflexão antecedam a observação. Se quiser, sinta-se à vontade para retornar a estas frases depois de ver as fotos.

Se queres prever o futuro, estuda o passado.
Confúcio

O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.
Gandhi

Somos o que fazemos constantemente. Portanto a excelência não é um ato, mas um hábito.
Aristóteles

*
Brasil, séc. XXI:

























*
Algumas palavras sobre as imagens acima:

Estas imagens foram colhidas quase aleatoriamente, pinçadas aqui e ali de sites que tratam de problemas urbanos diversos, tais como violência urbana, poluição, trânsito etc. Não são exclusivos da capital paulista, embora todos esses problemas possam ser observados nessa cidade.

Quis reuni-las neste post não para causar mal-estar a pessoas mais acostumadas às coisas boas de Ilhabela, mas para alertá-las de duas coisas:

1) Ilhabela já possui todos os problemas mostrados nessas fotos -- certamente em menor grau, mas os possui, todos, sem exceção. Mantidas as dinâmicas urbanas atuais, é questão de tempo até que Ilhabela encontre condições de figurar nesta lista de horrores.

2) Os maus exemplos estão dados. Como sugere a frase de Confúcio, não é difícil perceber aonde chegaremos com as ações que fizemos e que temos feito. Resta perguntar se queremos chegar ao mesmo ponto em que se encontra a capital paulista, por exemplo. Resta perguntar, afinal, o que queremos.

.
Clicando na imagem você vê o site em que ela foi obtida.

quarta-feira, junho 11, 2008

Faz diferença?

Olhe bem estas fotos:











(Clica nas imagens para ver as versões originais e saber mais sobre os respectivos autores. Recomendo.)

Olhou bem? Então responda: faz diferença? A paisagem de Ilhabela é exuberante, mas de que forma ela participa da sua vida? Ou não participa?

Para quem apenas passa uns dias por aqui, não há nada errado em manter essas paisagens na memória e nos álbuns de

fotos. Para quem vive aqui, é estranho que toda ess beleza funcione apenas -- no máximo -- como cenário para deslocamentos e demais atividades. É estranho que se viva aqui exatamente como se viveria em qualquer outro lugar -- como se essas paisagens não existissem, como se elas não fossem espetaculares, como se, afinal, a cidade e as paisagens e o seu dia-a-dia não fossem uma única e mesma coisa.

Então, se você vive em Ilhabela, olhe novamente as fotos acima e me responda: elas fazem alguma diferença? É importante para você viver num lugar bonito ao ponto de emocionar? Ou você já nem nota isso?