sexta-feira, julho 01, 2005

Conferência das Cidades



Segue o informativo divulgado pela Prefeitura Municipal de Ilhabela:

A cidade de Ilhabela está organizando a 2a. Conferência das Cidades, a realizar-se dia 04 de julho, a partir das 18:30 horas, no Centro Comunitário, no Bairro da Barra Velha.

A Conferência Municipal da Cidade é o espaço especialmente criado para congregar entidades representativas da sociedade para tratar de temas urbanos, como: Saneamento básico; ocupação desordenada; consciência Ambiental e emprego, qualificação e desemprego.

Programação:
18:30 – Inscrições
19:00 – Abertura e apresentação do filme “Repensando a Cidade de Ilhabela”
19:20 – Grupos temáticos
20:00 – Painéis de Experiências locais
20:40 – Grupos temáticos
21:30 – Plenária e eleição dos delegados

Maria Inez Fazzini Biondi, coordenadora Executiva da 2a. Conferência das Cidades, em Ilhabela, chama a atenção para a importância do comparecimento da sociedade Ilhabelense, como exemplo no exercício da cidadania.


Boa iniciativa, mas cabem aqui duas perguntas:

- A população de Ilhabela está suficientemente esclarecida sobre esses temas para exercer sua cidadania? Por exemplo, como esperar que o cidadão participe ativamente sugerindo soluções para o problema das ocupações desordenadas se é ele mesmo que cria esse problema? Neste caso, como em muitos outros, a conferência não corre o risco de ser uma espécie de mobral da cidadania?

- Como é possível repensar algo que nunca foi adequadamente pensado?

Nenhum comentário: