segunda-feira, abril 09, 2007

Ilhabela, cidade miúda



Ontem pesquei a conversa de dois rapazes durante a travessia. Um deles perguntava ao outro como é morar em Ilhabela. Este, que havia se mudado recentemente para cá, repetia aqueles clichês de quem veio de uma cidade grande e não encontrou cinema, shopping e McDonald's no arquipélago. O pior clichê expelido pelo rapaz era aquele que fala de uma ponte no lugar das balsas.

Eu entendo a aflição do rapaz. Em Ilhabela não há congestionamento todos os dias. A poluição dos rios ainda não fede. Ainda há praias e algumas continuam balneáveis. A poluição não chega a atrapalhar os pulmões. A paisagem é verde demais. Estas coisas, para quem cresceu acostumado às coisas da capital, são insuportáveis. E o silêncio? O que é isso?

Felizmente há os feriados, que trazem um pouco da agitação e dos problemas urbanos para Ilhabela. Os neuróticos recém-chegados a Ilhabela podem encontrar algum alívio nestas ocasiões. Filas nos mercados, nos bancos, fila até para ir à praia.

*
Ironias à parte, eu ainda me surpreendo com discursos desse tipo.

É evidente que não sou defensor do "ame-o ou deixe-o". Você acha que Ilhabela tem problemas? Eu concordo, mas vamos discutir. O que você acha que é um problema pode ser uma grande virtude para quem vive aqui há mais tempo e, ademais, você pode estar ainda atrelado ao seu estilo de vida metropolitano.

Seja capaz de perceber isso, seja capaz de perceber a superficialidade de sua observação.

E não seja estúpido ao ponto de falar de pontes, de prédios e de valores metropolitanos como soluções para problemas que não são exatamente problemas e que não são exatamente daqui. Pontes são coisas boas, assim como shopping centers e cinemas. Mas perceba que cada uma dessas coisas tem um preço e tê-las em Ilhabela significaria sacrificar aquilo que conferiu algum valor a este lugar e que a duras penas resiste ao avanço dos valores metropolitanos.

São estas coisas que tornam Ilhabela um lugar único. E seria muito bom se este lugar continuasse a ser único.

16 comentários:

observer disse...

Olá, Christian! Estava justamente buscando informações sobre como é REALMENTE morar na Ilhabela, quando me deparei com este seu post. Acredito que de você obterei uma resposta honesta. Se imoportaria de trocarmos algumas impressões sobre isso?
Eu tenho pra mim que adorarei morar na Ilha, porém, pra cada 10 pessoas que falo isso, 9 torcem o nariz e me fazem uma série de advertências com as quais eu, francamente, não me importo nem um pouco. A única questão que vem realmente me preocupando é com o custo de vida. Não consegui ainda descobrir se é possível alugar uma casinha por um preço razoável, pois só tenho encontrado casas para temporada. (Estou em São Paulo, só posso ver essas coisas pela internet!)
Mas, na real, se é pra ter custo de vida caro, melhor que seja na Ilhabela, não é mesmo?
Agradeceria se me escrevesse, pois gostaria muito de conversar com alguém que GOSTE de morar aí!
Obrigada,
Tatjana

Christian Rocha disse...

Tatjana,

Ilhabela, como qualquer lugar do mundo, tem vantagens e desvantagens. Eu não sei onde você vive, mas talvez seja o caso de você comparar Ilhabela com o lugar em que você vive hoje.

Eu gosto muito daqui. Há muitos problemas, sem dúvida. Mas os problemas também têm suas compensações, assim como as coisas boas são equilibradas por coisas ruins.

O custo de vida sem dúvida é alto, mas os gastos são menores. Gasta-se muito pouco com transporte, por exemplo, já que a cidade é pequena e por aqui é bastante simples deslocar-se a pé ou de bicicleta (eu, por exemplo, só uso carro quando chove). Como as opções de lazer pago são reduzidas, gasta-se pouco com lazer também. Em outras palavras, o custo das coisas aqui é maior, mas o estilo de vida que Ilhabela instila nas pessoas é por si só menos custoso.

Moradia é um problema, porque o mercado tem uma tendência a nivelar-se sempre por cima, pela demanda que ainda é crescente e a oferta que ainda é reduzida e pautada pelo turismo. Mas dependendo de como se pretende viver, com quem e em qual lugar, encontram-se ainda pequenas casas, chalés razoavelmente confortáveis e decentes para morar.

O turismo litorâneo causa um impacto negativo na cidade, pois traz para cá pessoas que não estão interessadas em que o lugar seja adequadamente cuidado -- ao invés, quase todo turista, por definição e com poucas exceções, preocupa-se apenas com o próprio lazer. Em compensação, é o turismo que torna a cidade economicamente viável e não há perspectivas de que isso ocorra por qualquer outra atividade.

As praias estão constantemente poluídas, mas a paisagem costeira ainda impressiona mesmo aos moradores antigos. Faz diferença ter ar puro e poder ver um bom pôr-do-sol no fim de um dia cansativo.

Socialmente Ilhabela ainda não é uma cidade resolvida. Ainda há ecos da cultura antiga e suspiros dos modernos por ela. Há forte presença de migrantes de todos os níveis sócio-econômicos, mas Ilhabela ainda não se firmou (ou se afirmou) como cidade cosmopolita. Ao longo dos últimos 20 anos a cidade cresceu rápido demais, o que significa não conseguir assimilar essas pessoas que vieram pra cá, não conseguir integrá-las à cidade e à sociedade e permitir que elas vivam aqui sem essa integração. Na prática isto levou a problemas como violência urbana, degradação ambiental e crise nas instituições.

Eu costumo pensar que Ilhabela é um lugar muito bom que tem uma cidade muito ruim. Talvez isto resuma tudo o que eu disse.

Se quiser conversar mais sobre isso, envie-me um email.

Abraços.
Boa sorte.

Mari disse...

OI CHRISTIAN...

Desculpe a invasão no seu blog, mas não pude evitar. Adorei ter lido seu comentário sobre como é morar na Ilha, pois estou pensando seriamente em me mudar pra lá, mas nada melhor do que pedir um "help" a quem conhece. Vai ter processo seletivo para professor de ed. física e estou pensando seriamente em me inscrever, mas gostaria de ter mais informações de como é a educação por aí e se hotéis trabalham com profissionais dessa área.

Agradeço desde já e gostari muito de conversar mais com você.

Atenciosamente

Mariane

Christian Rocha disse...

Mariane,

até onde sei, as atividades aqui em Ilhabela são muito desconectadas umas das outras. A integração ocorre apenas quando ela pode se reverter rapidamente em benefício para ambas as partes. Talvez seja este o caso da educação física na rede hoteleira da cidade.

Mas, ao mesmo tempo, talvez isto represente também um campo a ser desbravado.

Se preferir, mande-me um email e continuamos por lá. Meu endereço no GMail é christiandrs

Boa sorte e obrigado por seu comentário em meu blog.

Unknown disse...

Olá Christian..tudo bem? Estava buscando algumas informações sobre ilhabela e acabei me deparando com seu blog, gostei ainda mais quando vi que vc também é arquiteto, como eu e meu marido. Nós estamos a algum tempo procurando uma forma de nos mudarmos para ilhabela, se for possivel gostaria de trocar informações com vc quanto a mercado de trabalho e também da questão do morar.
Deixo meu email caso vc tenha esta disponbilidade.
Obrigado.
Ana

Christian Rocha disse...

Ana,

envie-me um email em
christianrocha@msn.com

seu endereço não apareceu em seu comentário.

Fashion and Co. disse...

Olá. Adorei esse blog, afinal a dias estou tentando encontrra algo para poder decidir minha vida profissional em Ilha , mas meu medo é muito grande e isso me aliviou muito.
Sou de Minas, moro hoje em Campinas e estou porpouco para me mudar pra Ilha bela.Tenho uma proposta de trabalho ai mto boa, mas essa decisao foi tomada pois cresci em cidade pequena, estou a 1 ano em campinas,o que nao me fez bem, não me adaptei aqui, e entao pra nao voltar pra Minas, vou tentar mais essa cidade que acho que depois do gde STRESS q eu estou, vai ser bom.Tenho ceretza disso!
As pessoas msm por telefone estao sendo super gentil comigo.
Agradeço a tds dessa linda cidade e do blog.

Bjus

Ah..se vc puder entrar em contato comigo agradeço

vanessavazlima@yahoo.com.br

Fashion and Co. disse...

Olá. Adorei esse blog, afinal a dias estou tentando encontrra algo para poder decidir minha vida profissional em Ilha , mas meu medo é muito grande e isso me aliviou muito.
Sou de Minas, moro hoje em Campinas e estou porpouco para me mudar pra Ilha bela.Tenho uma proposta de trabalho ai mto boa, mas essa decisao foi tomada pois cresci em cidade pequena, estou a 1 ano em campinas,o que nao me fez bem, não me adaptei aqui, e entao pra nao voltar pra Minas, vou tentar mais essa cidade que acho que depois do gde STRESS q eu estou, vai ser bom.Tenho ceretza disso!
As pessoas msm por telefone estao sendo super gentil comigo.
Agradeço a tds dessa linda cidade e do blog.

Bjus

Ah..se vc puder entrar em contato comigo agradeço

vanessavazlima@yahoo.com.br

cristiane disse...

Oi Christian, muito grata pelas informações sobre ilhabela, estou pensando em morar aí daqui algum tempo, mas se puder me informar como são as pessoas, se são calorosas, amigáveis, sabe gente simples. pois moro na região metropolitana de campinas e as pessoas estão se tornando frias, tudo está se tornando muito mecânico. Não estou me adaptando mais.
Se puder me ajudar nesse tipo de informação eu agradeço.
Grata.
Cristiane. (crisre_camargo@hotmail.com)

Unknown disse...

Ola

Bem, sou mais uma que quer ir morar em Ilha Bela.
Como vi, este post está cheio de pessoas a querer informações.
E fico feliz em perceber que estão sendo respondidas.
Bem, queria mesmo saber o custo de aluguel 1casa/ap com 1 ou 2 quartos.
E saber se há espaços para guia turístico e massagistas?
good vibrations!

Christian Rocha disse...

Olá, Sara.

Realmente vou ficar devendo informações tão práticas e diretas. Não estou atualizado em relação a valores e à viabilidade econômica de certas atividades.

Conheço pessoas que trabalham como massoterapeutas por aqui. Algumas pessoas estão bem, outras não. Como em qualquer lugar, depende muito do encaminhamento que se dá ao próprio trabalho e dos contatos certos; mesmo na massoterapia há várias direções possíveis, apesar da cidade ser um pouco mais provinciana do que parece.

E as coisas aqui são um pouco mais demoradas do que em outras cidades. Leva mais tempo até estabilizar-se em algum negócio ou carreira. Ter um bom lastro financeiro é importante ao começar qualquer coisa por aqui.

Não me parece que o trabalho de guia turístico seja algo promissor -- já faz tempo que o turismo é atividade importante aqui e o mercado me parece um pouco saturado. Mas sempre há espaço para quem oferece um serviço melhor e/ou novo. Saiba apenas que a concorrência neste setor sempre foi grande.

Sobre o custo das moradias aqui, como eu disse, não sei precisar valores. Sei apenas que por conta da especulação imobiliária e do próprio turismo, os imóveis são muito caros, seja para locação ou compra/venda. Prepare o bolso.

Precisando, poste aqui novamente.

Boa sorte.

Daniella disse...

Ola Christian ...
Eu e meu marido visitamos a Ilha ha 9 anos, e temos, assim como a Tatjana, Mariane, Ana Cecilia, Vanessa, Sara .. etc, vontade de morar por ai. Acho que se todo mundo for mesmo, vai falatr ilha .. Me identifiquei com uma pequena parte da definição que vc deu " ... Ilhabela é um lugar muito bom que tem uma cidade muito ruim." pois é bem como eu a vejo. Todo ano estamos por ai, mas nunca fomos na alta temporada. Como é ser um morador de Ilhabela na alta temporada ?
Obrigada pelas dicas. Dani

Christian Rocha disse...

Olá, Daniella.

Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário.

Já faz tempo que deixei de me incomodar com a alta temporada. Naturalmente, algumas adaptações ajudam: sair pouco à rua, ir ao mercado em horários mais adequados, despreocupar-se do trânsito (turistas tendem a dirigir de formas inusitadas), não se incomodar com as mudanças inevitáveis e, mais importante, saber que elas vêm e vão.

Daniella disse...

A verdade, Christian, é que para quem é um morador, o bom é pensar que vc tem o ano inteiro para ficar (curtir) na Ilha, e que tadinhos dos turistas que tem que partir...
Mas uma vez agradeço muito pela sua atenção e comentários.
Dani

Anônimo disse...

Olá,Christian,
parabéns pela sua atitude..tem ajudado muitas pessoas!
Venho pedir-lhe,também,ajuda...moro numa cidade de 100 mil habitantes,professora aposentada,filhos formados.Penso em comprar uma casa e morar aí..ao mesmo tempo,sinto-me insegura de tomar uma atitude assim tão radical.Posso enviar-lhe um email??
Obrigada,desde já!
Sandra

Christian Rocha disse...

Sandra,

obrigado por seu comentário. Talvez este post esclareça suas dúvidas:
http://ilhabela.blogspot.com.br/2011/11/morar-em-ilhabela.html

Mas se preferir, contate-me por email.

christiandrs @ gmail . com
(elimine os espaços para usar o endereço)