sexta-feira, abril 03, 2009

Bom pra quem?



Em breve terminará mais uma temporada de navios. Ano após ano, mais e mais navios vêm para Ilhabela, despejando todo tipo de turista no arquipélago.

Um único navio atracado altera muito a rotina da Vila, torna inviável pedalar na ciclovia e cria um caos na Vila -- mas em várias ocasiões houve dois, até três navios atracados no Canal de São Sebastião de uma vez só.

Eu me pergunto sobre os reais benefícios da temporada de navios.

O comércio da Vila se beneficia, mas institui-se uma rotina nervosa nesses estabelecimentos, que coloca em terceiro (ou quarto ou quinto) plano o cliente habitual.

Jipeiros e taxistas se beneficiam, mas o trânsito sofre. A Vila fica congestionada e a avenida é tomada por carreatas de jipes e táxis.

Ilhabela ganha destaque como destino turístico, mas o turista que vem nos navios não me parece ser muito diferente daquele que vem para cá de carro nos feriados e temporadas de verão. A proliferação de «cruzeiros temáticos» e de cruzeiros-balada» reforça a idéia de que o turista dos navios é apenas o mesmo turista de sempre, só que em versão «sem rodas». Com isso Ilhabela continua no foco de um turismo que aparentemente nunca interessou mas que sempre foi praticado no arquipélago.

Quais são os verdadeiros benefícios da temporada de navios?

Receio que não haja benefícios reais ou suficientes para justificar o aumento do número de navios a cada temporada. A desorganização no desembarque desses turistas, a forma como se apoderam da ciclovia, da avenida, das praias próximas e das cachoeiras aonde são levados demonstra que se trata realmente de uma versão do turismo de massa.

Isto é bom pra quem?


.
link da imagem

Um comentário:

Junior disse...

A mudança do perfil sócio econômico do nosso município, que passou de municipio de veraneio para turístico, nos dá uma compreensão deturpada e confusa do meio ambiente em que vivemos hoje.