quinta-feira, maio 06, 2010

Outono

Àquelas pessoas que, como eu, sofrem de incontinência opiniática no que toca aos diversos problemas que afetam Ilhabela, o outono é época especial, cheia de sinais que, somados ou tomados isoladamente, são capazes de calar a boca até mesmo do mais resmelengo dos analistas.

Nesta época tudo é melhor. Sim, melhor.

Com temperaturas mais amenas, os turistas já começaram a subir a serra em busca do frio esnobe de Campos do Jordão. Só os que têm algum interesse genuíno em Ilhabela atravessam o Canal de São Sebastião; são turistas menos afetados pela moda, pelo point do momento, que não fazem questão de trazer para o arquipélago seu nojinho da rusticidade local. Eles a aceitam bem e é essa rusticidade que permite que a cidade seja um pouco mais sincera, um pouco mais simples, um pouco mais lenta.

Apesar das temperaturas amenas, ainda há calor suficiente para ir à praia, que ficam sistematicamente vazias no outono. É possível caminhar longamente sem esbarrar em ninguém ou nada além dos muros que insistem em invadir a areia. Quem já freqüentou uma praia vazia sabe o que significa poder ouvir o som manso do ir-e-vir do mar.

Além disso, não existe em Ilhabela época mais exuberante do que o outono. O calor do verão estreita nossa relação com o sol, mas é no outono que os panoramas mais espetaculares se revelam. O verão nos deixa extrovertidos demais, desejosos de roupas mínimas, incomodados com o chão quente e o suor abundante. O inverno nos deixa introvertidos demais; buscamos o sol com finalidade e nos basta o simples fato do alívio do frio. O outono nos convida a observar -- em vez de apenas buscar luz ou sombra. E a observação só é possível quando há silêncio.

***

O céu se manifestou quando comecei a anotar estas palavras no papel. E ainda há quem acredite em coincidências.




Luz rara em outras épocas do ano. A câmera (de celular) não ajudou, mas o céu fez sua parte.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sim, outono é a melhor época do ano. Prova disso foram as duas semaninhas que passamos juntos. Te amo. Beijos.

Tamara.

Anônimo disse...

Sim, outono é a melhor época do ano. Prova disso foram as duas semaninhas que passamos juntos. Te amo. Beijos.

Tamara.

Christian Rocha disse...

Duas semaninhas inesquecíveis, aliás.

Amo você.
Beijos.

chris