Este post é um convite. O título, uma possibilidade. A imagem acima, um esboço.
A idéia é constituir uma associação -- não no sentido burocrático do termo, mas no sentido prático, de unir pessoas com interesses semelhantes.
Meu interesse pessoal é continuar pedalando e fazer algo para que a cidade em que vivo tenha cada vez mais condições para que mais pessoas pedalem. Tenho a impressão de que há mais pessoas com esse perfil em Ilhabela -- pessoas que, como eu, vão ao trabalho, à escola ou às compras de bicicleta -- porque preferem ou porque dependem desse meio de transporte.
Não importa qual seja a sua condição. Basta ser ciclista em Ilhabela -- não importa se você é morador, veranista ou turista habitual. Se você tem o costume de pedalar em Ilhabela, por lazer, por necessidade ou ambos, seja bem-vindo (ou bem-vinda).
Não tenho o costume de apresentar idéias inacabadas, mas penso que mesmo nesta fase de «gestação» a participação de outros ciclistas será muito útil. O objetivo não é estabelecer uma associação esportiva, nosso objeto será o ciclismo urbano, utilitário ou recreativo.
Por enquanto, basta manifestar-se de alguma forma, apoiando a idéia e expressando alguma disposição para participar. Mande-me um email ou deixe um comentário aqui no blog indicando uma forma através da qual você poderá ser contatado(a).
Embora eu não tenha a intenção de tornar esta idéia burocrática, é importante estabelecer algumas diretrizes, intenções, objetivos e outras coisas do gênero. Alguns itens possíveis:
1) Promover a bicicleta como meio de transporte em Ilhabela, inclusive nos termos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
2) Promover ações de educação, conscientização e informação para ciclistas, motoristas e pedestres sobre o uso da bicicleta no trânsito de Ilhabela.
3) Fiscalizar e avaliar constantemente as condições de trânsito para os ciclistas. Atuar junto ao poder público municipal no sentido de melhorar constantemente essas condições.
***
Não considero esta iniciativa uma forma de cicloativismo. O ativismo, de um modo geral, comete o erro de pressupor sua causa mais importante do que outras. Penso que não deve ser este o caso do ciclismo. Pedalar não é melhor, mais importante ou mais necessário do que caminhar ou dirigir um carro. O importante é que cada meio de transporte funcione bem, que seus respectivos usuários sejam conscientes, respeitosos e respeitados.
Como, numa primeira análise, nota-se que Ilhabela conta com mais ruas, avenidas e calçadas do que com ciclovias, é evidente que muito pode ser feito por nós e para nós, ciclistas.
Manifestem-se. Prosseguiremos em seguida.
A todos, muito obrigado e boas pedaladas.
***
Quem quiser, leia este texto, que pode ser um bom ponto de partida para ações, discussões e outras coisas mais:
10 razões para pedalar
E no Facebook: Ciclistas Urbanos de Ilhabela
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário