sábado, abril 08, 2006

Ilhabela precisa de faxina


Ontem à noite, quando voltava para casa, presenciei algo que nunca havia presenciado em Ilhabela. Na Vila, à frente do Bazar São Paulo, dois homens imobilizavam um terceiro no chão. Um aglomerado de pessoas testemunhava a conclusão de uma tentativa de roubo malsucedida.

Ao mesmo tempo, ouço comentários de pelo menos três ocorrências desse tipo a cada semana. Os telhados dos estabelecimentos da Vila tornaram-se calçada para os bandidos. Casas e lojas são invadidas por criminosos que, seguros da impunidade, às vezes roubam o mesmo local várias vezes.

Moradores de Ilhabela estão cansados disso. Há o risco -- sempre temível -- de que as pessoas se acostumem com a insegurança, mais ou menos como aconteceu nas grandes cidades brasileiras. Em São Paulo, por exemplo, a regra é desconfiar de tudo e de todos, precaver-se todo tempo, manter-se atento a movimentações incomuns.

Embora essa 'atitude metropolitana' possa prevenir alguns crimes, receio que ela possa também esmorecer nos moradores de Ilhabela aquele tipo de inconformismo e de revolta que é base para a faxina de que Ilhabela precisa. Ora, quando ratos e baratas multiplicam-se aos milhares a ponto de tomar todos os cômodos de uma casa, as únicas ações eficientes são as drásticas, aquelas que efetivamente exterminam ratos, baratas e seus respectivos criadouros. Ilhabela precisa urgentemente de uma faxina.

Diga-me que os policiais não estão recebendo seus salários ou não têm condições mínimas de trabalho e eu entenderei. Mas duvido que seja esta a causa da ineficiência da polícia. Se for, temos um problema administrativo como causa da insegurança ilhabelense. Mas quando quer, a polícia local sabe ser eficiente -- como no caso que presenciei ontem --, o que faz crer que a polícia tem condições para atuar com eficiência e está sendo devidamente paga para isso.

Alguns argumentam que muitos dos bandidos que atuam em Ilhabela resguardam-se em sua menoridade, o que faz algum sentido. Só que mesmo o mais criminoso dos adolescentes deve ser submetido a algum tipo de lei -- e, de preferência, mandado para algum lugar bem distante de seu meio habitual, que é a única forma de recuperá-lo.

Ilhabela é um lugar pequeno. Não deve ser difícil achar os ratos e as baratas. Esta cidade precisa urgentemente de uma faxina.

Nenhum comentário: