quinta-feira, junho 21, 2007

Política

Tratando de política no arquipélago, ouço alguém dizer que o problema é a falta de engajamento. As pessoas são alienadas, não querem saber de política. A meu ver isto não é um problema, mas uma virtude.

Não vejo suecos, japoneses, sul-coreanos, suíços e dinamarqueses engajados na política. Vejo-os trabalhando e colocando em prática os valores que eles consideram fundamentais para a realização de coisas boas para sua família, sua empresa, sua cidade, seu país.

O problema não é a falta de engajamento da população, mas o excesso de engajamento dos políticos. Não são as pessoas que têm que se envolver com a política. São os políticos que têm que se envolver mais com as pessoas que os elegeram.

Quem já esteve numa sessão de Câmara, quem já acompanhou declarações e entrevistas com prefeitos, secretários e outros políticos, acaba percebendo que o maior problema é quando eles colocam sua condição de políticos acima de sua condição de cidadão. Outro problema é que os eleitores avalizam essa idéia, vendo nos políticos uma estatura que eles não têm -- ainda que os critiquem.

É mais ou menos assim que o sujeito se vê livre para fazer política em vez de defender os valores pelos quais ele supostamente foi eleito e colocar a mão na massa para resolver os problemas práticos do dia-a-dia da cidade.

Nenhum comentário: