sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Um código de obras para Ilhabela



A proposta é absolutamente hipotética, provavelmente inviável e, portanto, está aberta a críticas. Ei-la para quem quiser se divertir, pensar com o travesseiro ou mudar a forma de construir em Ilhabela. Ao vereador que quiser transformar qualquer trecho deste post em projeto de lei, minha gratidão e meu pedido de que entre em contato comigo antes.

1) Toda casa terá um quintal e todo quintal terá pelo menos uma árvore que dê sombra e frutos e onde se possa amarrar um balanço. Em sua forma ideal, a árvore do quintal terá uma casinha (sim, daquelas de madeira, que as crianças adoram), bebedouros e comedouros para pássaros e um cachorro vira-lata solto e sossegadão.

2) Toda casa terá vasos de flores e ervas nas janelas. Fique à vontade para escolher os vasos, as flores e as ervas. Apenas não tente dizer que isso é inglês demais. Também não tente dizer que não pega bem colocar vasos nas janelas da sua casa e que flores e ervas são mero ornamento.

3) Nenhuma casa terá garagem. Obviamente esta proposta é polêmica. No espaço necessário para armazenar (sim, o verbo é esse) um automóvel cabe pelo menos uma dúzia de bicicletas ou uma horta razoável.

4) Toda casa em lote sem árvores será térrea. Nos lotes com árvores, as casas poderão ter dois pavimentos, mas não serão mais altas do que as árvores. Desnecessário destacar a preferência por árvores nativas, que atraem a fauna nativa.

5) Toda casa terá barris nas terminações das calhas, exatamente como se vê nos desenhos de Tom & Jerry e nos quadrinhos de Calvin & Haroldo. Logicamente, os modernos sistemas de aproveitamento de água pluvial são bem-vindos, mas um barril é um barril.

6) O uso de aparelhos sonoros potentes demais deverá ser especificado em memorial descritivo e será acondicionado em cômodo isolado acusticamente. ("aparelhos sonoros potentes demais" são aqueles que produzem som suficiente para você se cansar ao tentar conversar com uma pessoa que está num cômodo em que um desses aparelhos está em pleno funcionamento)

7) Toda casa preverá uma bicicleta para cada morador. Isto implica especificar o lugar em que as bicicletas serão guardadas quando não estiverem em uso e, naturalmente, representá-las no projeto arquitetônico.

8) Toda casa terá um gazebo de dimensões e conforto suficientes para o número de moradores previsto no projeto.

9) A fachada principal terá janelas através das quais seja possível observar o interior desde o exterior e vice-versa.

10) A fachada principal incluirá pelo menos uma obra de arte como forma dos moradores expressarem seu apreço pela cidade.

11) Um quarto do perímetro da casa será aproveitado com varandas cuja área total não será inferior a 1/10 da área total da casa.

12) Toda casa terá lama e poças d'água. A árvore especificada no item 1 terá folhas caducas.

13) A cozinha não será menor do que a sala.


(continua em breve)

.
Original da imagem aqui.

Nenhum comentário: