quinta-feira, fevereiro 21, 2008

A Web 2.0 ainda não chegou a Ilhabela



Uma das conquistas possíveis com a internet foi o acesso a todo tipo de informação. Praticamente todo o conhecimento humano encontra-se disponível na internet. E se você não encontra uma informação na rede, encontra alguém que sabe onde encontrá-la ou que a possui.

É inadequado falar em tendências neste caso. Tendência é quando fatores externos influenciam ou causam um processo, uma ação etc. No caso da disponibilização de informações pela internet, é questão de sobrevivêncie, não de tendência. É inevitável que todo o conhecimento e todas as informações disponíveis no mundo tenham sua versão digital, acessível em qualquer lugar no mundo que tenha um PC conectado à rede.

Aparentemente essa ficha não caiu para os webmasters da Prefeitura e da Câmara Municipal de Ilhabela. Não é uma questão de fazer sites bonitos -- eu só discutiria estética se tudo o mais estivesse em ótimas condições. É uma questão de acesso a informação e, no caso dos poderes públicos, de transparênciam, eficiência e cidadania.

O site da Prefeitura Municipal de Ilhabela parou em algum momento de 1996. As informações ali contidas resolvem-se facilmente com um blog e um arquivo DOC para download. Faz muita falta, por exemplo, poder acompanhar o andamento de processos ou mesmo iniciá-los via internet. Desnecessário falar da importância de poder acompanhar online a prestação de contas, as licitações, os relatórios e as agendas de cada secretaria. Enquanto em alguns sites é possível comprar carros e fazer aplicações financeiras vultosas, no site da Prefeitura o máximo que se consegue é ver a foto dos secretarios municipais e saber que qualquer tipo de solicitação deve ser feita pessoalmente, em horário comercial, o que quase sempre inclui enfrentar fila no banco para pagar a taxa referente à protocolação do processo. É burocracia demais para um tempo marcado pela facilidade dos cliques.

O site da Câmara Municipal de Ilhabela é mais completo no que diz respeito aos conteúdos. Nele podem ser encontrados projetos de lei e as próprias leis que regem o município, atas das sessões e informações sobre os vereadores em exercício. Apesar do material farto, só é possível navegar pelo site da Câmara com o Internet Explorer; é impossível acessá-lo com os melhores navegadores da atualidade, o Firefox e o Opera. Por que?

Além disso, assim como o site da Prefeitura, o site da Câmara peca por não passar de uma fonte de consulta. Único meio de contato com seu vereador é o e-mail, que raramente obtém resposta (digo-o por experiência própria). É surpreendente que não tenham sido criadas novas formas de interação entre vereadores e eleitores pelo site da Câmara, visto que a maioria pretende se reeleger neste ano.

Em ambos os casos é patente o desinteresse do Executivo e do Legislativo em aumentar a interação com o cidadão e a transparência de seus atos. Que isso aconteça por falta de consciência dos políticos, não surpreende. O que me surpreende é que isso possa acontecer por despreparo dos webmasters.

Se a miséria dos sites da Câmara e da Prefeitura foi determinada por ordem superior, pela limitação de quem os fez ou por algum motivo que não me ocorreu até o momento, é uma dúvida que aguarda resposta.

.
Original da imagem aqui.

Um comentário:

TIO DAN disse...

Tolos os que creem que esta administração quer alguma transparência.
Nunca houve e nunca haverá até o final deste mandato.
Depois de me certificar que funcionários do CIRETRAN são contratados pelo São Vicente de Paulo num convênio bem esquisito, não duvidem de mais nada.