quinta-feira, janeiro 29, 2009

Fim de janeiro

estátua ilhabela

A estáuta da rotatória -- por Michelangelo, o que é aquilo?!? Vereadores ilhabelenses discutem a retirada da estátua e há quem diga que se trata de discussão sem importância, que há prioridades maiores. Há, sem dúvida, mas a mancha à porta da cidade também é assunto importante. Símbolos têm um peso difícil de medir sobre o imaginário dos habitantes de uma cidade.

Imagine o Rio de Janeiro sem o Cristo Redentor, ou Nova York sem a Estátua da Liberdade. Logicamente estes símbolos nem sempre estiveram lá, mas uma vez instalados, ajudaram na construção de uma identidade nos moradores daquelas cidades.

Não acho que seja prioridade substituir a estátua -- que pretendia representar um caiçara --, mas considero prioritário tirá-la de lá. Vai que as pessoas começam a se identificar com o monstrengo.

Confusões no Curral -- a DPNY tornou-se notícia em duas importantes revistas (VejaSP e IstoÉ) por conta de brigas ocorridas nas dependências daquele hotel. Vale a pena ler as duas matérias. De minha parte, espero que tudo seja minuciosamente apurado e os responsáveis sejam punidos.

Desde os anos 80 o Curral tem sido a praia mais badalada de Ilhabela. Criou-se aí um ambiente diferente do das demais praias de Ilhabela, movido a turismo de massas, mesas e cadeiras na areia da praia, muita concorrência entre todos aqueles que tentam se aproveitar financeiramente da grande movimentação comum nas temporadas e feriados.

O que houve na DPNY reflete de algum modo o tipo de ambiente em que o Curral se transformou: uma praia em que, mesmo com areia, sol e mar, as pessoas esquecem que estão em Ilhabela e transformam horas tranqüilas numa busca nervosa por um relaxamento que nunca virá.

Ciclovia -- entre as inúmeras discussões deste primeiro mês de nova gestão municipal, merece destaque aquela sobre a ciclovia. Discutem-se formas de melhorar e ampliar a ciclovia de Ilhabela. Entre as idéias disponíveis, há a perspectiva de desapropriar imóveis na orla (em especial no Perequê e no limite entre Itaguassu e Engenho d'Água) ou construir ciclofaixas. Esta opção se mostra mais viável e prática -- e é a que prefiro, como ciclista e como arquiteto.

Embora pareça assunto menor, a ampliação da ciclovia trará melhores condições para moradores, veranistas e turistas e, claro, reduzirá os problemas no trânsito de Ilhabela, marcado por diversos acidentes de moto e carro, alguns envolvendo ciclistas.

Mar de lama -- com chuva todas as semanas desde outubro, as praias do Canal de São Sebastião têm-se mostrado sistematicamente impróprias para banhos de mar. Isso prova -- como se já não houvesse provas suficientes -- que um dos maiores problemas para as duas cidades banhadas pelas águas do Canal é o saneamento básico (ou a falta dele).

A Sabesp tenta fazer sua parte, em vão. A Prefeitura de Ilhabela parece especialmente disposta a melhorar significativamente esse problema a partir deste ano. Trata-se de questão de saúde pública e de economia. Sem mar limpo o turismo torna-se inviável.

Falecimento -- morreu nas primeiras horas da última terça (dia 27 de janeiro de 2009) meu avô Francisco Rocha. Turistas, veranistas e moradores que estiveram em Ilhabela nas décadas de 70 e 80 certamente conheceram o "Seu Chico", como era conhecido meu avô, pioneiro do ramo das farmácias em Ilhabela. Era ele o responsável por tratar turistas pegos por águas vivas ou com espinhos de ouriço no pé numa época em que sua farmácia era parte importante do sistema público de saúde. Em 2007 escrevi este post, que fala um pouco mais sobre ele.
http://ilhabela.blogspot.com/2007/10/planto-de-farmcias.html

O velho Chico fez parte da história de Ilhabela. Ele veio para esta cidade em 1973 e esteve à frente da Farmácia e Drogaria Esperança até o início da década de 90, quando se aposentou e passou a direção do negócio para os filhos.

Meu avô havia completado 86 anos no dia anterior ao seu falecimento. A fragilidade de seus últimos anos esconde uma vida vivida intensamente, com lutas e vitórias constantes, realização e plenitude.

Que fique com Deus e descanse em paz.

Nenhum comentário: