terça-feira, setembro 22, 2009

Coisas perenes



O destino de todas as cidades turísticas é desmanchar naquilo que as pessoas acham que elas são. Há uma natural tendência de tomá-las por aquilo que elas aparentam ser sem avaliar se essa aparência tem alguma relação com a realidade.

É claro que ser e aparência não são atributos estanques, mas, por exemplo, há algo no modo de vida dos antigos que está completamente desligado da imagem associada aos lugares turísticos.

As pessoas costumam ver somente aquilo que está diante delas, no momento presente. Tudo o mais é ignorado e submetido a uma cegueira auto-infligida. Pior do que cegar-se voluntariamente é acostumar-se a não mostrar as coisas importantes -- por exemplo, as coisas perenes sobre as quais foram construídas as coisas boas que existem hoje.

Respeito e gratidão são dois bons motivos para ver e mostrar as coisas perenes, mas até mesmo o instinto de sobrevivência poderá mostrar a sensatez destas ações.

2 comentários:

Modos de Mocinha disse...

Olá Christian

Parabéns pelo blog,muito bacana.
Moro em São José dos Campos e tenho um trabalho em Ilhabela para a alta temporada. A ideia é começar assim e, se der pé, continuar morando e trabalhando na ilha. Claro que tenho muitas duvidas pois ainda conheço pouco ilhabela, mas ja morei 2 anos em fernando de noronha e tenho uma ideia sobre a vida insular.
Minha principal duvida é a respeito de como funciona o mundo imobiliario da ilha, pois precisarei alugar um cafofinho pra morar. Meu salario nao será alto, entao preciso de algo economico, estilo quitinete. Será que vc poderia me ajudar de alguma forma, ou me indicar alguem que possa? Porque tudo que achei na net sao casas de veraneio para temporada, mas eu queria algo mais fixo, com um contrato de 6 meses a um ano...
Mais uma coisinha, pratico Yiengar yoga e vi que vc dá aulas, quando me mudar para a ilha quero continuar praticando, precisarei tb da sua ajuda para saber onde.
Agradeço a sua atençao e ficarei acompanhando seu blog daqui pra frente. Eu tb tenho um blog, - modosdemocinha.blogspot.com - quando tiver um tempinho da uma passada por lá.
Grande abraço

Christian Rocha disse...

Olá.

Eu já estou há mais de três meses longe de Ilhabela. Mas lembro de como era o mercado imobiliário de lá. Era ruim e provavelmente continua ruim. A maioria do mercado quer mesmo é concentrar-se no turismo (muitos turistas compram e alugam imóveis para veraneio). Moradias ficam em segundo plano e isso tem sérias implicações econômicas e urbanísticas, se é que você me entende. Entre elas, aluguéis anormalmente caros para imóveis ruins e pequenos.

Eu não dou aulas de yoga em Ilhabela. Se voltar para lá, talvez comece a dar aulas, mas por enquanto o que posso fazer é indicar duas pessoas que dão aulas por lá.

Uma delas é o professor Nuno, que dá aulas na academia Loa, no Perequê. Outra é a professora Liliane, que dá aulas no Espaço Bem-Estar, na Vila. São duas pessoas que conheço e em quem confio, embora tenham estilos um pouco diferentes. Nenhuma delas ensina Iyengar Yoga, embora a prof. Liliane esteja iniciando formação nesse estilo de yoga.

Obrigado pelo comentário. Espero ter ajudado, embora não tenha todas as informações que você busca.

Abraços. E volte quando quiser.