terça-feira, setembro 01, 2009

Florais de Bach



Atualmente existem muitos tipos de terapias alternativas com a finalidade de trabalhar as emoções. Nem todas são reconhecidas pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

A terapia com Florais de Bach é reconhecida desde 1976.

O que são florais?

Essências extraídas de determinadas plantas que, segundo Edward Bach, criador da Terapia Floral, representam uma qualidade da alma. Bach catalogou 38 essências, relacionadas com as 38 qualidades que abrigamos como potencialidades, virtudes, ou Centelhas Divinas.
Segundo sua teoria, baseada em estudos e experiências vivenciadas em si mesmo, nossas emoções se distribuem basicamente em 7 grupos: medo, indecisão, desinteresse e desânimo, solidão, sensibilidade excessiva, desespero, preocupação excessiva.
De que maneira agem os florais?

Equilibrando nossas energias, abrindo nosso campo sensorial para nos percebermos integralmente. Os florais não tratam os sintomas. Quando sentimos dor, por exemplo, tomamos um analgésico. O floral não vai “curar” a dor, embora possa amenizá-la. Ele vai agir na causa da dor.

"Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e de nossas emoções" -- Edward Bach.

Com a ajuda de um bom profissional, o processo na Terapia Floral é simples, rápido e eficiente. A Terapia Floral consiste numa primeira consulta quando o terapeuta, juntamente com o paciente, vai levantar as questões conflitantes e detectar as emoções a serem trabalhadas. Cada terapeuta tem seu método. Geralmente a consulta transcorre em uma hora a uma hora e meia. Ao final, sempre contando com a participação do paciente, são escolhidas as essências apropriadas para cada caso.

A consulta terapêutica é o momento em que o terapeuta dará ao paciente, todas as informações e recomendações para que o tratamento transcorra corretamente. Um retorno para avaliação, deverá ocorrer entre 45 a 60 dias.

Os florais não impedem nem substituem tratamento médico. Se estiver em tratamento, o paciente deve sempre seguir as orientações médicas. Também não apresentam efeitos colaterais, não causam dependência e não interferem com outros medicamentos. Podem ser usados por adultos, crianças, animais e até mesmo plantas.

Tudo que tem vida tem a Centelha Divina e por isso pode se beneficiar com o uso dos florais.

Uma excelente leitura sobre o tema é o livro do próprio Edward Bach, "Os remédios florais do Dr. Bach", em que ele expõe com clareza e objetividade, toda a base teórica da Terapia Floral.

---

Em Ilhabela, caso queira orientação para tratamento com Florais de Bach, consulte Sonia Rocha, terapeuta floral.

Nenhum comentário: