sábado, fevereiro 05, 2011

Notas recentes

-- No trecho entre a Vila e o Saco da Capela, a ciclovia continua não funcionando para ciclistas em «dia de navio». E os turistas continuam não sabendo que ali não é calçada. Prefeitura Municipal parece estar esperando um acidente acontecer para tomar providências.

-- O trecho novo da ciclovia, na Barra Velha, já foi invadido por pedestres -- a exemplo do que ocorre no trecho citado anteriormente. Ademais, o novo trecho é ruim, por diversos motivos. Eu, pessoalmente, prefiro e vou pedalar no asfalto.

-- Nesta semana o asfalto da Barra Velha mostrou a que veio: gerar enchentes. Eu achei que nenhum engenheiro caía mais na pegadinha da impermeabilização do solo em cidades sujeitas a chuvas fortes. Parece piada: enchente numa ilha.

-- Mesas e cadeiras em toda a parte, nas calçadas da Vila e nas praias de todo o arquipélago. Nada contra, desde que os bares, quiosques e restaurantes estejam pagando por isso e desde que sejam respeitados o conforto e a liberdade de banhistas e pedestres. Mas há indícios de que o «turismo» praticado por esses estabelecimentos continua sendo predatório -- a eterna briga de foice para faturar em dois ou três meses o que os sustentará nos outros meses.

-- A despeito dos quatro itens anteriores, mantenham o foco e, como diz o Bilu, busquem conhecimento. Certamente os quatro itens anteriores não são miudezas para quem sofreu danos com eles. Na enchente na Barra Velha houve quem teve seu carro, estabelecimento ou imóvel danificado. Um advogado deve ajudar nisso -- porque em logradouros públicos e na relação entre cidadãos e poder público há direitos e deveres. Para nós, ciclistas, a situação ruim também deve ser contornada com civilidade ao guidão e estudo -- conhecer direitos e deveres também ajuda. E, mais do que isso, é importante saber que o que dá origem a problemas como os citados antes é justamente a falta de conhecimento e de consciência. Assim, que possamos nos manter atentos aos problemas do dia-a-dia, sem esquecer o nosso lugar e nossa condição nesse contexto.

Nenhum comentário: