segunda-feira, agosto 01, 2005

Muito barulho por nada



Publicado no jornal Latitude 23 graus:

Desconfiado com a presença constante da bandeira vermelha, indicativo de praia imprópria, na do Pinto e Armação, o vereador Carlinhos(PMDB) resolveu acompanhar in loco a coleta de água realizada pela Cetesb. Qual a surpresa do vereador ao constatar que a amostra é retirada em ambos os casos num canto pouco freqüentado por banhistas e ao lado de córregos. Carlinhos questionou o funcionário da empresa porque da coleta não ser realizada no mar, em local de maior freqüência de banhistas? Outra surpresa, o funcionário disse ao vereador que recebia ordens para a coleta ser realizada próximos aos córregos. Carlinhos na bronca encaminhou requerimento de informação a Cetesb para saber qual o critério da empresa para realizar as coletas e do porque que na Praia do Pinto e Armação ela é realizada próxima a cursos de água doce? Valeu Carlinhos de Nilo!

A notícia acima foi publicada com o título Balneabilidade do mar ou de córrego?. A resposta à pergunta acima é tanto faz -- já que as amostras são retiradas do mar, perto dos córregos. Eu desconheço a metodologia da Cetesb, mas raciocinando posso concluir o seguinte: se a água do mar mais próxima do córrego (área de onde as amostras são retiradas) estiver limpa, certamente o restante da praia estará em boas condições de balneabilidade. Se não, há boas chances de que a água de outras áreas da praia também não esteja em boas condições, o que justifica a bandeira vermelha, já que os banhistas podem querer tomar banho de mar em qualquer trecho da praia, inclusive nos mais próximos dos córregos.

Não há nada de estranho com a metodologia da Cetesb. Estranho é um vereador questionar isso (e um jornal local ir a reboque) sem se dar conta de que toda a poluição das praias de Ilhabela vem dos córregos que nelas desembocam.

Nenhum comentário: