segunda-feira, novembro 14, 2005

Em breve, o verão


Antes de aplicar minha severidade crítica e espartana à mendacidade dos turistas deste feriado, considero, evidentemente, que fazia tempo que não havia um feriado prolongado. Este, para piorar os ânimos e os acontecimentos, coincidiu com uma trégua de um longo período de chuvas. Então, a combinação explosiva estava feita: sol, calor, feriado prolongado e turistas desejosos pelos prazeres proporcionados pela terra-de-ninguém em além-mar.

É um consenso entre moradores daqui a idéia de que todo turista faz cá nestas terras coisas que não faria na frente de sua esposa, sua mãe ou seu chefe. A travessia marítima constitui uma espécie de ritual de passagem em que o sujeito sisudo, acostumado à disciplina do trabalho exaustivo e às vezes aos nós apertados das gravatas, transforma-se no mais imbecil dos sujeitos, alguém que não vê qualquer motivo para agir com um pouco de civilidade nos três ou quatro dias que vai ficar descansando e aproveitando (sim, verbo intransitivo).

Ele tem razões para isso.

A primeira é o fato de pagar caro por esses três ou quatro dias de ócio e hedonismo. Ilhabela é um lugar caro e, para piorar, recheou recentemente mais uma edição da Vejinha que fala de lugares descolados. Pagar por algo é o salvo-conduto para o turista fazer tudo o que quiser.

A segunda razão é que a mudança de ambiente inspira a mudança de comportamento. É como ir a um prostíbulo, ao dentista ou a um grupo de meditação: é impossível manter as aparências em lugares assim.

A terceira é o tratamento a pão-de-ló que prefeitura, estabelecimentos de comércio, hotéis e pousadas dispensam a essas pessoas. No Brasil em geral e em Ilhabela em particular, turistas são crianças mimadas.

A primeira razão torna o turista egocêntrico -- como se ele já não o fosse de uma forma insuportável. A segunda razão o livra das rédeas da vergonha e do bom-senso. A terceira razão constitui o aplauso necessário para que ele tenha certeza de que as duas razões anteriores são boas o suficiente.

Nenhum comentário: