quinta-feira, novembro 17, 2005

Manual do internauta ilhabelense

Foi-se o tempo em que Ilhabela era (mal) servida por apenas um provedor e apenas em alguns bairros. Hoje quase toda a cidade dispõe de conexão rápida e o número de moradores ligados à rede tem aumentado bastante. Apesar disso, a internet ainda está longe de representar para Ilhabela o que representa para outras cidades.

A lista que apresento a seguir reúne endereços que considero importantes, interessantes ou úteis que tenho encontrado na internet. Muitos desses espaços são sites do bem, que ampliam a consciência que as pessoas têm em relação a Ilhabela, que mostram faces inusitadas do arquipélago e que deixam claro que aqui há pessoas inteligentes, conscientes e dispostas a fazer deste lugar algo mais do que um canteiro de obras ou de um recanto de veraneio e baladas. Longe de constituir um manual definitivo, espero que esta lista seja ao menos um começo.

www.santaseiva.com.br: já faz tempo que o Galeno não escreve no Jornal da Ilha; para saber o que ele anda fazendo basta acessar o site do Sítio Santa Seiva, um espaço dedicado à pesquisa ambiental e à arquitetura ecologicamente correta. Afinal e felizmente, Ilhabela não é só predação.

www.kalinesia.com : fotolog de Ruben Bianchi, um dos cabeças do Espaço Pés no Chão. Lá o internauta encontrará fotos dos eventos e dos trabalhos do Espaço. Se existisse algo como uma coluna social do bem, essa coluna seria o Kalinesia – sem caras e bocas, com muita cultura e inteligência.

www.acordailha.com.br : site de Marie Asmar, arquiteta e designer. Além de informações pessoais e de um belo portfolio, há também a mais completa lista de hotéis, chalés, pousadas e estabelecimentos comerciais de Ilhabela (todos sabem que as listas “oficiais” são incompletas) e uma foto do Canal de São Sebastião, atualizada diariamente.

aikido.t35.com : site do grupo de Aikido de Ilhabela. A arte marcial que desenvolve corpo, mente e espírito e que não tem competições está representada em Ilhabela desde 1994. Além de explicações gerais sobre a arte, no site há também fotos do grupo, horários de treinos e alguns artigos publicados neste Jornal da Ilha.

www.ilhabela.sp.gov.br/leis.htm : esqueça a abertura extravagante do site da Prefeitura e vá direto à página que traz as leis municipais (muito mais organizada e agradável do que a página da Câmara Municipal). Entre elas, a que prevê melhor atendimento nas agências bancárias ilhabelenses e a que pretende solucionar de vez a questão dos cães de rua. Leis lindas e bem elaboradas, mas ignoradas (por que?).

br.groups.yahoo.com/group/ilhanet: o Ilhanet é o primeiro e-grupo dedicado a discutir temas locais. Criado originalmente com o objetivo de melhorar os serviços de Internet em Ilhabela, o e-grupo cresceu e os temas tornaram-se cada vez mais diversificados.

www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39773 : Ilhabela no Orkut. Nessa comunidade é possível discutir temas importantes, como meio ambiente, cães de rua, violência, o impacto do turismo na cidade, o novo Fórum de Ilhabela (um crime paisagístico...) etc. Mesmo que às vezes as discussões pequem pela falta de qualidade, aos poucos os ilhabelenses vão-se habituando ao engajamento on-line.

www.skype.com : o Skype tem-se mostrado uma eficiente alternativa às tarifas abusivas da Telefonica. Diversas pessoas e empresas de Ilhabela já o têm usado como alternativa ao telefone convencional e não é difícil encontrá-las no serviço de busca do software.

www.olavodecarvalho.org : embora não se trate de um site com informações locais, a leitura dos artigos do filósofo Olavo de Carvalho é imprescindível para quem quiser entender o país e o mundo. Esqueça os jornais, os partidos, as ideologias. A verdade é feita de indivíduos.

Quem está habituado a usar a Internet sabe que há muito mais para ser divulgado. Acréscimos, críticas, sugestões, comentários serão muito bem-vindos.

Nenhum comentário: