sexta-feira, novembro 18, 2005

É ver para crer


Nota publicada no Diário do Litoral Norte de hoje:
Obras no antigo fórum — terão início na próxima segunda-feira, 21, obras de restauro e revitalização do antigo prédio da Cadeia e Fórum de Ilhabela, tombado em agosto de 2001 pelo Conselho Nacional de Defesa ao Patrimônio Histórico. O edifício vai abrigar a sede administrativa do Parque Estadual de Ilhabela e espaço da Secretaria Municipal de Cultura. O prédio restaurado deverá ser entregue à população no mês de abril do próximo ano e o valor gasto será por volta de R$600 mil, recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e só será possível graças ao Projeto de Ecoturismo, do Governo do Estado, que começa a ser implantado.

O grifo é meu. Duas coisas chamam a atenção — eis as razões do grifo:

1) A ausência da Prefeitura. A nota sugere que a participação municipal só acontecerá na condição de usuária do espaço — o que é bem provável e nos leva ao segundo item.

2) O Projeto de Ecoturismo (leia aqui o texto integral do projeto, em formato PDF), algo que deveria ser prioritário para o município, é, como a reforma da Cadeia, uma iniciativa do Governo Estadual. Não vou me surpreender se a Prefeitura, mais uma vez, resolver colher louros alheios.

Nenhum comentário: