segunda-feira, setembro 01, 2008

Eleições 2008 - idéias breves

urna eletrônica
Link da imagem

-- Embora eu não tenha escolhido meus candidatos até agora, a coisa mais fácil nestas eleições aqui em Ilhabela é saber em quem não votar. Pelos decibéis atingidos durante a campanha, o primeiro eliminado em minha lista de preferências é o Prof. Joadir, do PTB. Não conheço suas propostas, pouco acompanhei seu trabalho como vereador, mas não posso votar em quem amaldiçoa a vida do eleitor com jingles horríveis, a todo volume, a qualquer hora dia e da noite.

-- Para quem, como eu, vê de fora e tenta manter uma distância segura e saudável das eleições, este ano as coisas parecem tranqüilas. Parecem. Há notícias de brigas, agressões, sem falar no falatório que já ultrapassou os limites da educação. Que isso aconteça entre candidatos, é natural e praticamente inevitável. Que isso aconteça entre eleitores, que pela própria condição têm maior possibilidade de perceber os desarrazoados, é algo que surpreende e lança uma sombra de preocupação sobre o futuro desta cidade.

-- O caos no serviço de balsas não poderia ter vindo em pior hora. Entre dar atenção a algo de que você depende hoje e todos os dias e a algo que definirá o futuro da cidade a partir de janeiro, é fácil saber o que é mais importante. Naturalmente o esvaziamento dos debates nestas eleições municipais não é algo novo e a travessia marítima não é culpada da indiferença dos eleitores. Além disso, seria ingênuo esperar alto nível e discussões sólidas dos problemas mais importantes da cidade. Mas qualquer coisa que desvie a atenção deles, por pouco tempo que seja, ajuda a dissolver idéias, debates e a reduzir a disputa eleitoral a um punhado de jingles, bandeiras e papos furados. Porca miséria.

-- O histórico de atividades e decisões recentes da Câmara Municipal de Ilhabela seria suficiente para demonstrar aos eleitores a importância de votar corretamente também para vereador. Por exemplo, há poucos dias foi aprovada mais uma taxa em Ilhabela -- desta vez, a de iluminação, a exemplo do que a então prefeita Marta (a.k.a. Martaxa) havia feito em São Paulo. E ainda tem gente escolhendo vereador como quem escolhe os camaradas para a próxima cervejada.

Nenhum comentário: