terça-feira, setembro 16, 2008

Sobre a enquete deste blog

eleições

A quem tem acompanhado e votado na enquete na coluna lateral deste blog, vale a pena esclarecer alguns pontos importantes:

1) Enquetes são apenas enquetes. Não tenho a menor pretensão de que a enquete deste blog traduza fielmente o que anda acontecendo no eleitorado.

2) Enquetes feitas pela internet têm uma série de limitações, principalmente técnicas. Não é possível saber, por exemplo, se quem participou dela é um eleitor de fato ou se alguém que apenas quis dar uma opinião, mesmo não votando em Ilhabela.

3) Por algum tempo o primeiro lugar esteve dividido entre o candidato Colucci e o candidato Simões, que manteve por muito tempo uma pequena vantagem. Recentemente o candidato Colucci tomou a dianteira e conquistou ampla vantagem no primeiro lugar. Neste caso, como é comum em enquetes, é difícil saber se isso corresponde a algo que tem acontecido de fato entre o eleitorado ou se é apenas uma manifestação tardia dos internautas-eleitores ou, ainda, se há outro fator que possa explicar a variação.

4) O que quero dizer é que enquetes não reproduzem fielmente o que está acontecendo numa eleição. Elas podem dar uma vaga noção disso -- por exemplo, acho difícil que o último colocado nesta enquete consiga algum destaque na eleição real, em outubro, e também acho provável que os dois primeiros colocados desta enquete também terminem como os dois primeiros colocados na eleição real. Mas as enquetes não devem ser levadas a sério no sentido de determinar a sua escolha na eleição. Eu, pessoalmente, acho que a consciência individual é que deve determinar o voto.

Nenhum comentário: