quarta-feira, setembro 24, 2008

Notas eleitorais

Embora os comentários neste blog sejam livres, eles continuam sendo raros. Mas às vezes eles surgem. Esta semana um comentarista anônimo tentou me ensinar a ter consciência política, criticando o fato de eu não votar no candidato do PTB sem conhecer as propostas dele. Se o leitor realmente leu o post em que falo disso, teria notado que minha opção não poderia ser mais consciente. Existem diversos critérios que pautam minhas escolhas políticas; um deles é o que o candidato faz durante a campanha. A mim me parece razoável considerar mais importante o que ele faz hoje do que aquilo que ele pretende fazer caso seja eleito. Se hoje ele faz uma barulheira infernal, o que irá fazer caso seja eleito?

Ademais, plano de governo nunca serviu para nada. Por que isso deveria ser considerado mais importante do que caráter, competência e biografia, por exemplo?

Aproveito a oportunidade para lembrar os leitores deste blog de quatro coisas:

1) Não são permitidos comentários anônimos. Todos os comentários desse tipo serão apagados, independentemente do conteúdo. Por favor, ao comentar informe seu nome e seu endereço de email.

2) A política sempre tem vários lados. O fato de ter excluído um candidato de minha lista de opções não significa que os outros são excelentes. Ilhabela tem mais de 120 candidatos a vereador e eu ainda não escolhi em quem votar, mesmo já tendo eliminado vários de minha lista pessoal.

3) Pobre do lugar que aposta suas fichas em políticos. Prefeituras e Câmaras Municipais são importantes, é claro, mas lembre-se de que há vida antes e depois das eleições e que o poder público existe para servir os cidadãos, não o contrário.

4) Um bom começo para este lugar seria que cada cidadão pegasse os planos de governo dos quatro candidatos -- esses planos são sempre maravilhosos -- e se perguntasse o que pode ser feito agora, independentemente de prefeitos e vereadores. E bom mesmo seria não ter a obrigação de votar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Christian!
É a primeira vez que visito o seu blog e gostei do que escreve. Acho que além de ter consciencia para votar (diga-se de passagem que não há muitas Boas opções na ilha), temos que ter assumir que votamos ou porque. Boa parte do eleitorado vende o voto por "um caminhão de terra" e acha isso perfeitamente normal.
Vamos que vamos e eu também nao decidi em quem votar para vereador.

Um abraço
Luciene

Anônimo disse...

Luciene,

seja bem-vinda.

Sem dúvida, o fundamental é consciência E responsabilidade -- eleitor tem que saber que o voto tem conseqüência não só pra ele.

Obrigado pelo comentário.

Abraços.