sexta-feira, setembro 26, 2008

O bife do churrasco eleitoral

Meu artigo mais recente no jornal Canal Aberto. Para ler na íntegra, clique aqui.

Há quem acredite que a ignorância é uma bênção e vote apostando que o futuro prefeito e os futuros vereadores saberão pensar por nós. Se tudo convida ao emburrecimento, melhor é refestelar-me na escuridão e confiar naqueles que tanto querem cuidar desta cidade. O problema é que, mesmo que eu dispusesse daqueles três potentados (Barbosa, Lobato e Bonifácio) entre os candidatos, eu não saberia reconhecê-los, tampouco teria a certeza de que eles estariam me conduzindo na melhor direção. Eu não saberia nada — e a ignorância é o caminho mais curto para aceitar bovinamente qualquer golpe de chicote e tomar qualquer matadouro como doce lar. Graças à minha crescente burrice como eleitor, meu destino mais provável é virar bife no churrasco que os vitoriosos darão logo após o resultado das eleições.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de deixar registrado minha indignação referente ao dia 28/09/08, 23h. Eu estava a caminho da balsa para voltar a São Paulo quando presenciei uma cena absurda.
Após o comício do Sr. Candidato a prefeito Simões, dois carros que estavam na minha frente lançavam pela janela blocos de “santinhos” na rua. Presenciar a cena daqueles folhetos voando e sujando toda a estrada me deixou indignada.
Eles nos obrigam a pagar taxa ambiental para nós não moradores, enquanto um candidato a prefeito dá maus exemplos e permite que seu povo faça uma sujeira dessa na cidade.
Amo Ilha Bela, estou todos os finais de semana, procuro comprar tudo que preciso no comércio da cidade e não sou exploradora como esse porcos candidatos.
A cena foi fotografada e estará em todos os jornais amanhã!!!!!

Dimas Mendes Jr. disse...

Talvez a pergunta seja: Para que serviria a Política - e é com letra maiúscula mesmo ! - se esta fosse devidamente gerida observando princípios que privilegiassem os interesses realmente públicos? Creio que agora qualquer pessoa responde. Infelizmente o que deveria ser considerada a mais nobre possibilidade de resolução e encaminhamento de conflitos e questões controversas em nosso meio, resultado de séculos de lapidação de teorias e processos empíricos, se transformou inquestionavelmente em um fardo na nossa sociedade. A Política se transformou em "política" e jaz à mingua, no fundo do poço dos interesses individuais ou de pequenos grupos, reduzida a uma retórica vazia e sem credibilidade. Pensar a Polítca se faz mais do que nunca necessário. Pensar coerentemente, voltado para a realidade concreta e pragmática, trazer à superfície o conceito original, a força criadora que permeia a pluralidade da nossa sociedade. É exatamente neste cenário que apresento humildemente minha opinião e tenho a certeza de que espaços como este, podem sim, promover o debate e o esclarecimento de assuntos relevantes para a Ilha Bela e para quem aqui mora. Boa Sorte e parabéns pela iniciativa!
DIMAS MENDES JR.