segunda-feira, junho 20, 2005

Por falar em crescimento desordenado...



Diário do Litoral Norte, sábado, 18 de junho: Carta Aberta ao Exmo. Sr. Prefeito da Estância Balneária de Ilhabela, de autoria de um empresário do setor de turismo.

O Estado de S. Paulo, domingo, 19 de junho: A beleza invadida e ameaçada, matéria extensa no caderno Cidades sobre o crescimento desordenado no litoral norte.

A leitura da carta aberta sugere o planejamento do turismo em Ilhabela, priorizando a qualidade em vez da quantidade. A matéria d'O Estado sugere que ao desenvolvimento econômico seguem-se a migração e o crescimento desordenado, o que tem sido fácil de observar ao longo das duas últimas décadas. Para quem não percebeu, as duas matérias se anulam e sugerem, juntas, a seguinte lição:

Natureza preservada atrai moradores e investidores. Estes não vêm para Ilhabela com a intenção de melhorar a cidade, mas antes com o objetivo de tirar proveito dela -- o que, ao contrário do que sugere O Estado de S. Paulo, não é totalmente injusto, só que essa é uma outra discussão, bem longa aliás. O excesso de moradores e investidores termina por danificar a natureza e anula as razões que trouxeram todas essas pessoas para cá. Levado adiante esse processo, os migrantes sairão de Ilhabela e deixarão para trás uma terra morta, sem caiçaras, sem árvores, sem água limpa.

Lindo, não?

Nenhum comentário: