sexta-feira, junho 03, 2005

Semana do Meio Ambiente

Em junho comemora-se a semana do meio ambiente -- ou mês do meio ambiente, como dizem os ambientalistas mais fervorosos.

Defender o meio ambiente, sim, é algo bacana. Ilhabela tem um patrimônio ambiental riquíssimo que merece e deve ser preservado.

Ao final do parágrafo anterior dá vontade de dizer "...e deve preservado a qualquer custo". Não é bem assim. Já não é muito bacana defender o meio ambiente a qualquer custo.

Hoje pela manhã vi na TV a notícia de que cortes de árvores feitos pela prefeitura numa praça de Bebedouro, interior paulista, causaram revolta na população. O funcionário que realizou o corte era o mesmo que cuidou das árvores anos antes; ele declarou que se sentia um criminoso e disse que lamentava matar um ser vivo que lhe fornecia oxigênio -- onde ele aprendeu isso? Havia, como a própria matéria informou, uma razão para os cortes: as raízes estavam destruindo o calçamento e causando problemas. Se isso era plausível, não sei. O que fica claro é o erro na hora do plantio (incompatibilidade entre espécie e local) e a obrigação de repor o que foi cortado. Fim de papo e fim de drama.

Acontece que os dramas se prolongam e buscam na desinformação a desculpa para exageros de todo tipo -- que convertem em ecochatinhos legiões de crianças barulhentas ou que culminam no ecoterrorismo. Pesquisa e informação previnem isso. Um bom começo é o ensaio Verdadeiro ou falso, de Alan Ditchfield. Outro artigo em que esse assunto é abordado é Desinformação ambiental, disponível em meu saite pessoal.

Defender o meio ambiente, principalmente para quem vive em Ilhabela, é muito bom. Agir com consciência e conhecimento é melhor ainda.

Nenhum comentário: