quarta-feira, maio 09, 2007

Quero minha praia de volta


Fonte original da imagem, aqui.

Até o ano de 2005 eu tinha o costume de nadar na praia do Saco da Capela. Pelo menos três vezes por semana eu dava minhas braçadas por lá. Com o passar do tempo, o aspecto da água se alterou. O cheiro também. Objetos boiando reforçavam a idéia de que havia algo de errado naquela praia. Verificando os boletins da Cetesb pude constatar que de fato a praia estava suja, não era apenas impressão de nadador. De lá para cá fui poucas vezes à praia. O gosto pela natação desceu pelo ralo.

Os boletins da Cetesb mostraram algo ainda mais preocupante: a despeito do que eu podia pensar da praia do Saco da Capela, das praias avaliadas, esta era uma das melhorzinhas. Praias como a do Pinto e a do Perequê estiveram sistematicamente ruins ao longo dos últimos anos.

A razão para a poluição das praias é simples: crescimento desordenado. Ilhabela cresceu rápido demais nos últimos vinte anos. Praias poluídas são o reflexo desse crescimento. Quando o construtor ou o morador não seguem as leis e normas de construção, é fácil optar pelas soluções mais fáceis e baratas. No caso do esgoto, o mais fácil fazer um ligação direta entre o banheiro e a vala ou córrego mais próximos.

Uma vez estabelecida essa situação, a eventual balneabilidade de algumas praias dever-se-á exclusivamente a períodos de seca. É a chuva a principal responsável por levar o esgoto dessas construções às praias. Quase todos os rios de Ilhabela são canais de escoamento de esgoto, a exemplo do que pode ser visto em qualquer cidade brasileira. Basta adicionar água para que esse esgoto escorra para o mar; daí para o estômago de uma criança, é questão de tempo e oportunidade -- coisas que nunca faltam num dia de sol.

Mas não se trata apenas de uma questão de saúde pública. Praias sujas são um problema ambiental sério. O desequilíbrio ecológico prejudica toda a vida do arquipélago -- quem quer que tenha estudado um pouco de ecologia no colegial sabe a quê eu estou me referindo.

Praias sujas também são um problema econômico sério numa cidade que depende economicamente do turismo. Pode ser que a economia encontre vocações diferentes das originais e os turistas venham para cá atraídos por coisas diferentes de praias e cachoeiras. Mas isso também afetará a cidade de alguma forma. Que tipo de cidade é aquela cujo turismo se baseia em algo diferente daquilo que já nos foi ofertado pela natureza?

quinta-feira, abril 26, 2007

Como você vê Ilhabela?


Fonte da imagem, aqui

Faça uma experiência. Acesse o Flickr. Vá até lá e digite "ilhabela" na busca. Observe os resultados.

Eu fiz isso. Observei a maioria dos 4073 resultados e percebi uma coisa: as pessoas sempre parecem felizes. Sorrisos, reuniões de amigos ou familiares, a alegria do ócio na praia ou numa rede, o bom restaurante, o descanso no hotel. A alegria e a satisfação desses momentos estão estampadas nos rostos das pessoas. A imagem que essas pessoas trazem de Ilhabela, e que gostam de mostrar, é uma imagem de felicidade.

É claro que muitas fotos não são mostradas em sites como o Flickr. Faz parte do instinto de auto-defesa esconder ou apagar os maus momentos e expor apenas os bons. Mas no caso de Ilhabela no Flickr algo muito particular acontece. Não são apenas os maus momentos que são omitidos; fotos neutras -- de paisagens, por exemplo -- são desproporcionalmente incomuns entre as 4073 imagens, como se as pessoas fizessem questão de mostrar que estiveram em Ilhabela e que ficaram muito felizes. Esse tipo de observação não tem muita importância para o turista ou para todos esses fotógrafos. Para quem vive em Ilhabela, no entanto, pode ser uma descoberta interessante.

Há pessoas que não gostam de Ilhabela. A despeito de suas qualidades, eu mesmo já senti um certo mal estar por viver em Ilhabela. Vista sempre desde dentro, Ilhabela perde grande parte de sua aura idílica. Torna-se o lugar-comum, o lugar do dia-a-dia -- algo que raramente origina cartões postais ou preenche álbuns de fotos. Ao mesmo tempo, Ilhabela é um lugar de alegria e felicidade para um número razoável de pessoas. Naturalmente, essa diferença entre o olhar do morador e o olhar do turista sempre existirá. Ocorre que em cidades grandes, não-turísticas, essa diferença é consideravelmente menor.

No caso de Ilhabela, além das diferenças inerentes à condição do morador e à do turista, diferenças sócio-econômicas ajudam a explicar o efeito que este lugar causa nas pessoas. O turista que vem a Ilhabela tem dinheiro e sabe que encontrará um lugar caro. Parte da felicidade dessas pessoas pode ser explicada pelo simples fato de elas terem dinheiro e poderem utilizá-lo em um lugar que -- apesar de tudo -- continua bonito; por não terem que dividi-lo com farofeiros; por ainda encontrarem alguma exclusividade, a despeito do crescimento do turismo na região. Há poucas coisas menos inclusivas do que a felicidade; ela é sempre individual.

Mas eu não queria me ater às diferenças. O que há de semelhante entre o olhar do turista, que tão facilmente se encanta com Ilhabela, e o olhar do morador, que às vezes não se sente feliz por viver aqui?

Há pelo menos um ponto comum entre os dois olhares: eles têm o mesmo lugar como objeto. A mesma Ilhabela causa a felicidade a alguns e insatisfação a outros. Qual das duas visões é mais "real"? Se cada visão trata do mesmo objeto e elas são díspares, pode-se admitir que ambas padecem do mesmo problema de irrealidade ou miopia ou incompletude. O olhar do turista é real dentro de sua parcialidade. O olhar do morador também é real e parcial. Trata-se, afinal, da velha parábola do elefante.

Se o morador fosse capaz de ver as coisas que satisfazem o turista, talvez fosse tomado por esse mesmo sentimento de felicidade -- o que seria indiscutivelmente bom.

O oposto pode não ser verdadeiro. Se o turista vir o que o morador vê ele não ficará necessariamente aborrecido e insatisfeito. Sua experiência se tornará mais rica, ele verá coisas que não costumava ver e, embora possa não encontrar coisas maravilhosas, a sensação de completude o deixará satisfeito.

É impossível definir Ilhabela com base em duas visões particulares. A elas somam-se várias outras visões. O morador é também profissional ou estudante. O turista pode ser veranista e já ter um pé fixo no arquipélago. Diversos turistas tornam-se moradores. Há aqueles que moram aqui por vários anos e mudam-se para cidades grandes. Todas essas condições implicam diferentes formas de ver a cidade. Os jovens de Ilhabela, por exemplo, têm uma visão particular da cidade em que vivem, e esta visão merece uma atenção que até hoje não existiu. Os papéis que as pessoas desempenham em Ilhabela são numerosos e intercambiáveis; é nesta multiplicidade que o lugar se sobressai, é nesta multiplicidade que Ilhabela merece ser observada e compreendida.

segunda-feira, abril 09, 2007

Ilhabela, cidade miúda



Ontem pesquei a conversa de dois rapazes durante a travessia. Um deles perguntava ao outro como é morar em Ilhabela. Este, que havia se mudado recentemente para cá, repetia aqueles clichês de quem veio de uma cidade grande e não encontrou cinema, shopping e McDonald's no arquipélago. O pior clichê expelido pelo rapaz era aquele que fala de uma ponte no lugar das balsas.

Eu entendo a aflição do rapaz. Em Ilhabela não há congestionamento todos os dias. A poluição dos rios ainda não fede. Ainda há praias e algumas continuam balneáveis. A poluição não chega a atrapalhar os pulmões. A paisagem é verde demais. Estas coisas, para quem cresceu acostumado às coisas da capital, são insuportáveis. E o silêncio? O que é isso?

Felizmente há os feriados, que trazem um pouco da agitação e dos problemas urbanos para Ilhabela. Os neuróticos recém-chegados a Ilhabela podem encontrar algum alívio nestas ocasiões. Filas nos mercados, nos bancos, fila até para ir à praia.

*
Ironias à parte, eu ainda me surpreendo com discursos desse tipo.

É evidente que não sou defensor do "ame-o ou deixe-o". Você acha que Ilhabela tem problemas? Eu concordo, mas vamos discutir. O que você acha que é um problema pode ser uma grande virtude para quem vive aqui há mais tempo e, ademais, você pode estar ainda atrelado ao seu estilo de vida metropolitano.

Seja capaz de perceber isso, seja capaz de perceber a superficialidade de sua observação.

E não seja estúpido ao ponto de falar de pontes, de prédios e de valores metropolitanos como soluções para problemas que não são exatamente problemas e que não são exatamente daqui. Pontes são coisas boas, assim como shopping centers e cinemas. Mas perceba que cada uma dessas coisas tem um preço e tê-las em Ilhabela significaria sacrificar aquilo que conferiu algum valor a este lugar e que a duras penas resiste ao avanço dos valores metropolitanos.

São estas coisas que tornam Ilhabela um lugar único. E seria muito bom se este lugar continuasse a ser único.

sexta-feira, março 30, 2007

O projeto de lei nº 17/2007


Fonte da imagem, aqui

Estive ontem na Câmara Municipal de Ilhabela, onde se discutiu mais uma vez o projeto de lei que limitará o acesso de veículos ao município. A íntegra do projeto pode ser lida aqui.

O texto recebeu emendas aditivas e supressivas (não disponíveis no site da Câmara), que apenas aperfeiçoam o que é dito pelo projeto. A essência do texto permanece.

Meus cinco centavos sobre o assunto:

1) A lei é necessária, o que não deixa muito espaço ao gosto/não-gosto que quase se tornou a regra nas discussões sobre o assunto. Ilhabela tem uma malha viária limitada, que, pelas próprias características físicas da cidade, não pode mais ser ampliada.

2) Aqueles que são contrários à lei, além de não perceberem que os problemas de trânsito interferem no bom funcionamento da cidade (social, econômico e ambiental), parecem ignorar que a lei só será aplicada em ocasiões muito específicas, que, segundo a Secretária do Meio Ambiente, perfazem 39 dias do ano. É muito difícil, pois, que 39 dias de acesso limitado, ao longo de um ano de 365 dias, possam prejudicar em algo Ilhabela.

3) A aplicação da lei pode ajudar a distribuir melhor o movimento de turistas ao longo do ano. Aparentemente o excesso de veículos nos feriados já tem ajudado nessa distribuição; há quem evite Ilhabela nessas datas.

4) Ainda que a execução da lei careça de números e detalhes logísticos, ela não deve ser tomada apenas como uma carta de intenções. Certamente há diversos ajustes a serem feitos e a exeqüibilidade dessa lei ainda é um mistério para mim. Mas admitir que a lei é apenas boa intenção e deslocar o debate para outros assuntos é ignorar os itens previstos pelo próprio Plano Diretor.

5) Sem dúvida o projeto de lei versa sobre algo maior -- como bem colocou o professor Catolé: o tipo de turismo que queremos em Ilhabela. Eu complementaria mencionando também que é uma questão viária e, portanto, de urbanismo. Não se trata apenas do tipo do turismo, mas do tipo de cidade que gostaríamos que Ilhabela fosse.

6) Uma vez aprovada, a lei necessitará de leis complementares. De algum modo não se trata de uma lei isolada, que trata de um assunto isolado. Se estamos tratando de um assunto viário, cabe não apenas limitar o acesso, mas inibir o acesso e sobretudo a circulação de veículos em Ilhabela. Isto se faz oferecendo outras alternativas de transporte, como a ciclovia (que até hoje não foi terminada), a hidrovia (que nunca saiu do discurso, a despeito de notícias como esta) e calçadas decentes, pois pedestre também faz parte do trânsito. De outra forma, não demorará o dia em que Ilhabela precisará de rodízio de veículos. Em outras palavras, embora o projeto de lei tenha suas particularidades e sua importância, devemos lembrar que estamos lidando com pessoas e o objetivo fundamental é permitir que os deslocamentos na cidade de Ilhabela aconteçam de melhor forma possível -- e o carro é apenas uma forma (a pior, talvez) de resolver o transporte urbano. Que a lei venha, portanto, e que seja aplicada adequadamente, mas que não nos esqueçamos que ela resolve apenas uma parte do problema.

terça-feira, março 27, 2007

Praia do Curral

Eu não sei exatamente o que está acontecendo na Praia do Curral, mas, a julgar pelo que tem sido dito, posso concluir que esta praia na realidade é Ilhabela em miniatura:

1) Um espaço público que está sendo privatizado, sem quaisquer compensações para a população.

2) Quem o está privatizando utiliza-o como bem quiser, sem conhecer limites para essa utilização senão aqueles elaborados por si mesmo, para benefício próprio.

3) Quem privatiza o espaço acha que está fazendo um bem muito grande para o lugar. Isto, embora tenha um fundo de verdade (porque o espaço público costuma ser, no Brasil, terra-de-ninguém),

3) O conflito entre aqueles que privatizam o espaço público e aqueles que insistem que o espaço público deve continuar público é inevitável e surpreende que conseqüências piores não tenham ocorrido até o momento.

4) Se tudo continuar como está, é questão de tempo até que conseqüências piores aconteçam. Para algumas pessoas, já aconteceram.

Eu estava falando do que mesmo? De Ilhabela ou da Praia do Curral?

domingo, março 18, 2007

Bandeira de Ilhabela

Sempre achei a bandeira de Ilhabela muito bonita, elegante e simples. E eu sei que é difícil fazer algo simples que seja bonito e elegante ao mesmo tempo.

Eu desconheço sua história, mas é bastante fácil deduzir que ela foi criada na época em que a cidade chamava-se Villa Bella da Princesa -- daí a coroa; princesa não usa coroa, ok, mas a idéia do designer era transmitir a idéia de majestade.

Deu certo.

Eu gosto tanto desta bandeira que uns anos atrás eu mesmo gastei algum tempo no Corel e a desenhei com base na imagem que a Prefeitura tinha. A imagem original era ruim, com baixa resolução. Decidi que faria uma imagem vetorial que pudesse ser usada em diversas circunstâncias, oficiais ou não.

A primeira imagem é a da bandeira, tal como ela foi concebida original e oficialmente. Não tenho certeza se a cor é exatamente essa, mas tentei aplicar uma que fosse a mais próxima das imagens que encontrei.

A segunda imagem é uma versão livre da bandeira original, pode servir para aplicações visuais, sites na internet e impressos onde se queira criar um efeito ao mesmo tempo oficial e impactante.

A terceira imagem é uma versão simplificada da versão anterior. Talvez seja mais adequada para impressões simples, panfletos etc.

As imagens são de uso livre. Basta clicar nelas para visualizar a versão ampliada. Apenas lembrem-se de onde vocês as conseguiram e se forem utilizar em algum site, por favor dêem o devido crédito, ok?

Se alguém precisar das versões vetoriais, tenho todas em meu PC. Basta entrar em contato comigo.

A todos, muito obrigado.





segunda-feira, fevereiro 26, 2007

A vitória do junk tourism



O fim da temporada normalmente é utilizado por empresários e comerciantes de Ilhabela para fazer balanços, para férias de funcionários, para colocar a casa em ordem, para observar erros e acertos. É um momento de reduzir a velocidade e respirar, buscando o tempo e a disposição necessários para planejar, talvez ampliar os negócios ou ajustar a direção para os próximos feriados e temporadas. A economia de Ilhabela oscila todos os anos entre o ritmo frenético de atender turbas de turistas e a monotonia de espantar borrachudos.

Muitos empresários dizem que seria melhor se o movimento de turistas fosse melhor distribuído ao longo do ano. É mais fácil atender 100 pessoas ao longo de uma semana do que atendê-las em um único dia.

Infelizmente o turismo não funciona desta forma. Naturalmente a maioria dos viajantes prefere viajar quando isso de fato é possível, como feriados prolongados e finais-de-semana. E é por isso que Ilhabela é um lugar tão tranqüilo numa segunda-feira comum como hoje, pela razão, bastante óbvia afinal, de que a maioria dos turistas está trabalhando em suas respectivas cidades de origem.

Mas não é a tranqüilidade a principal razão de ser do turismo praticado em Ilhabela? Pergunte a qualquer turista o que o move a pegar seu carro e vir para Ilhabela tão logo isso seja possível. Ele dirá algo como "Vou até Ilhabela dar uma relaxada, pegar uma praia, mudar de ares". O que torna Ilhabela diferente de uma cidade como São Paulo ou Campinas e tão atraente para pessoas destas cidades? Certamente não é apenas o litoral e paisagem acidentada e verde.

Ocorre que é cada vez maior o número de pessoas que decide simultaneamente vir para Ilhabela. À medida que aumenta o número de turistas em Ilhabela, diminui a tranqüilidade -- ou, para falar com mais precisão, a qualidade ambiental -- que torna este lugar atraente e aumenta o número de pessoas conformadas com a ausência dessa tranqüilidade, que buscarão outros programas para fazer a viagem a Ilhabela valer o esforço e a despesa. Em outras palavras, se a cidade não oferece mais as qualidades que oferecia antes, não há problema; a criatividade do turista e das pessoas que lhe prestam serviços cuidará disso.

O redimensionamento do Carnaval é o exemplo clássico dessa mudança de foco. Ao longo de duas décadas o Carnaval de Ilhabela ganhou uma dimensão apoteótica. Isso se deve não apenas ao desejo e aos esforços das escolas de samba, é claro, mas à demanda, ao número cada vez maior de turistas nessa época do ano -- e, diga-se, turistas dispostos a se concentrar na Vila para assistir aos desfiles. O turista pediu, a Prefeitura atendeu. E desta forma um número cada vez maior de pessoas virá para Ilhabela em busca do Carnaval organizado.

Eu costumava pensar que um prefeito séria e sinceramente decidido a trabalhar pelo turismo começaria suas ações pela qualidade das praias. Mas eu me enganei. As pessoas não estão interessadas em praias ou cachoeiras, não querem trilhas ou passeios ecológicos, embora isso possa ser agradável e desejável às vezes. As pessoas não vêm para Ilhabela para aproveitar as belezas naturais, mas para "estar em Ilhabela", para sair de suas cidades de origem e para mudar a rotina. Se o lugar tiver um ar mais respirável do que o da capital, tanto melhor.

Acertaram o prefeito e os organizadores do Carnaval, que apostaram que, como nos anos anteriores, os turistas viriam em massa para a Vila. O caos instalou-se nessa parte da cidade, é claro, mas foi o caos organizado, onde sempre se via um sujeito uniformizado a representar a longa mão do Estado. As praias continuaram sujas, ainda que desta vez não tenha havido chuva para justificar a falta de balneabilidade. Mas o Carnaval seguiu adiante, foi bem-sucedido, a cidade sofreu mas faturou. Fim de festa, hora de fazer a contabilidade. O junk tourism venceu.

Se Ilhabela fosse apenas um parque temático, seria perfeito. Disneylândia fecha as portas às vezes e é ocupada por uma equipe de técnicos e faxineiros, recebe limpeza e manutenção e reabre no dia seguinte, em plenas condições de receber e atender bem. Talvez Ilhabela devesse fechar também. A opção seria muito boa se não tivesse gente morando aqui -- pessoas com filhos na escola, pessoas que compram leite e pão de manhã cedo, que trabalham duro mesmo quando a cidade está abarrotada de turistas, ainda que a simples visão da praia ensolarada seja prazerosa e atraente. O problema não está nas pessoas que moram em Ilhabela, mas nas pessoas que pensam, agem e administram esta cidade como se ela não tivesse moradores.

Eu sempre imaginei que um lugar bom para se viver seria automaticamente um lugar bom para o turista também. Mas tudo depende do tipo de turista que o lugar pretende atrair. Apenas para citar um exemplo: o turismo sexual bem-sucedido exige uma cidade com ampla oferta de prostitutas e com grande número de bordéis. Uma cidade que oferece lixo receberá gente interessada em lixo. Simples assim.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Junk tourism



O Carnaval terminou. Daqui alguns dias a temporada deve ser declarada oficialmente encerrada também -- à parte os navios de passageiros. Eu espero que agora não haja razões ou desculpas para adiar ações e reflexões importantes para o município. Algumas delas:

1) Carros demais. Criar-se-á a taxa ambiental? Será limitado o acesso de veículos a Ilhabela? Ou as duas coisas?

2) Carnaval para quê? Amigo meu me falou de uma cidade no Nordeste em que se resolveu acabar com o carnaval de rua. Resultado: cidade mais limpa e mais organizada, mais turistas "boa praça", maior faturamento para empresas do setor turístico, menos problemas urbanos. É muito difícil imaginar um político macho o suficiente para sugerir um esquema desses aqui em lhabela -- onde sempre reina a súcia --, mas não custa sonhar um pouco e deixar o tema no ar, para quem quiser comentá-lo.

3) Eco-nulidade. O Carnaval é época que não deixa dúvidas sobre uma coisa: a maioria dos turistas que vem pra cá não dá a mínima para praias e cachoeiras. Uma parcela muito grande das pessoas que visitam Ilhabela -- sobretudo em feriados prolongados -- não procura praias limpas, trilhas silenciosas e passeios interessantes. Essa patota quer álcool, som alto e baladas alucinógenas; praias e cachoeiras são um refresco ocasional, remédio para ressaca. Nada contra o "junk tourism", desde que ele permaneça longe daqui. Devemos nos perguntar se interessa ter aqui esse tipo de gente, se vale a pena lucrar com o dinheiro de pessoas que não têm o menor interesse em preservar o restinho de beleza natural que Ilhabela ainda tem. Se a resposta for positiva, prossigamos.

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Não vale a pena ver de novo - parte III

Antes de iniciar este post, talvez o internauta queira ver os posts que abriram esta série:
Não vale a pena ver de novo - parte II
Não vale a pena ver de novo - parte I

Por sugestão de uma amiga, resolvi perguntar diretamente à Prefeitura se existem planos de cortar mais árvores na Vila -- boatos à parte. Seguem o e-mail que enviei e a resposta que obtive da Secretaria de Meio Ambiente:

From: Christian Rocha
Date: 23/01/2007 16:31
Subject: carta aberta à Prefeitura Municipal de Ilhabela
To: meioambiente@ilhabela.sp.gov.br, obras@ilhabela.sp.gov.br, prefeito@ilhabela.sp.gov.br, info@ilhabela.sp.gov.br, vice-prefeito@ilhabela.sp.gov.br

Prezado Sr.,

Como arquiteto e urbanista, tenho acompanhado com interesse as ações de
redesenho do centro de Ilhabela. A despeito das boas intenções e da
qualidade dos projetos elaborados para a área, é sempre preocupante quando
essas ações são acompanhadas de cortes de árvores. Sabemos que algumas
vezes estes cortes são necessários, como no caso de árvores antigas que
oferecem riscos a pessoas e imóveis.

Algo bem diferente aconteceu durante as reformas feitas na Praça da
Bandeira, em agosto de 2006. Foram cortadas três grandes árvores --
falsas-seringueiras (ficus elastica) -- que não apresentavam sinais de
podridão e que, portanto, não ofereciam riscos aos usuários daquele
espaço. Apesar disso, os cortes foram feitos.

O fato foi tema de dois artigos meus, publicado em jornais locais. Estes
artigos podem ser lidos nos seguintes links:
http://www.gropius.org/2006/09/10/a-paisagem-em-ruinas/
http://www.gropius.org/2006/09/10/a-paisagem-transformada/

O objetivo desta carta não é me pronunciar sobre algo que já aconteceu e
sobre o qual eu já me pronunciei, mas sobre algo que poderá acontecer.

A Vila ainda possui uma grande falsa-seringueira, localizada na Praça
Coronel Julião, na esquina próxima da rua. Dr. Carvalho. Diante do fato
ocorrido no ano passado, há razões para crer que esta árvore também será
cortada. Ela se encontra em condições muito semelhantes (dimensões, idade,
localização etc.) às das árvores que foram cortadas no ano passado. Todos
os argumentos e critérios usados para explicar e justificar os cortes
daquelas três árvores podem ser usados para apoiar o corte deste exemplar,
embora se trate também de uma árvore saudável e de importância
significativa para a paisagem do centro de Ilhabela.

Diante disso, pergunto:

1) A PREFEITURA VAI CORTAR A FALSA-SERINGUEIRA DA PRAÇA CORONEL JULIÃO?

2) A PREFEITURA PLANEJA O CORTE DE MAIS ÁRVORES NA VILA?

3) CASO A RESPOSTA SEJA POSITIVA PARA ALGUMA DAS DUAS PERGUNTAS
ANTERIORES, QUAIS SERÃO OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA OS CORTES?

Sem mais, agradeço a atenção e aguardo resposta.

Atenciosamente,

Christian Rocha
Ilhabela, SP


***

From: "Meio Ambiente de Ilhabela"
To: "Christian Rocha"
Date: Tue, 06 Feb 2007 13:59:44 -0300

Olá Christian, tudo bem?!

Estamos retornando seu e-mail para responder as indagações feitas à respeito das árvores da Vila:

A Prefeitura e o Prefeito não tem interesse em cortar mais nenhuma árvore na Vila, O CONDEPHAAT autorizou a Prefeitura a cortar as árvores que estão ao redor do Prédio da Antiga Cadeia e Fórum, mas no entendimento desta municipalidade os cortes são desnecessários.

Há uns meses caiu parte de um Jacarandá na Praça Coronel Julião e o Prefeito determinou que deveriamos tentar recuperar esta árvore ao invés de
condená-la. Estamos estudando orçamentos para a recuperação desta e de
outras árvores da região.

Como foi apontado, a Prefeitura e o Prefeito tem interesse em recuperar
nossas árvores, autorizando somente o corte de árvores que coloquem em risco a população ou ao patrimônio destes.

Certos de termos respondido suas indagações, nos despedimos, agradecendo a
preocupação pela preservação do meio ambiente de Ilhabela e suas belezas
cênicas.

Um abraço,

RICARDO MARTINS
Diretor de Meio Ambiente

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Estupidez religiosa


Pólvora: a Santa realmente precisa disso?

Hoje é dia de Nossa Senhora d'Ajuda, padroeira de Ilhabela. Prezo as datas religiosas, por razões religiosas, cívicas e culturais. Mas não prezo quem às seis da manhã estoura bombas que se fazem ouvir num raio de três quilômetros. Não bastava a estupidez da temporada de navios, agora isso.

Se o objetivo era lembrar a cidade da data festiva, havia mil e uma maneiras mais inteligentes e civilizadas de fazer a divulgação -- a começar pelo sino da Igreja Matriz.

Maldito seja.

domingo, janeiro 21, 2007

Poluição visual

Porque discrição é tudo.


Bob's - Vila



Hotel Guanumbis - Itaquanduba



Sorveteria Napoli - Saco da Capela


E por último, mas não menos importante:


Pedra da Cruz - Morro da Cruz
Vítima de vandalismo de pixadores

sexta-feira, janeiro 19, 2007

Pôr-do-sol em Ilhabela

Da janela do meu quarto, em 18 de janeiro de 2007.

  Posted by Picasa

quinta-feira, janeiro 18, 2007

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Problemas no trânsito?



Se você, como quase todo mundo, tem problemas com o trânsito no litoral nesta época do ano, junte-se à campanha que este blog está iniciando:

PEDALE!

Ilhabela tem uma ciclovia -- mal acabada, é verdade, topografia relativamente suave, trânsito suficientemente lento para evitar maiores ameaças a ciclistas). Por que não usá-la? Deixe o trânsito para os estressados.

E se tiver que cobrar algo do poder público, cobre mais e melhores ciclovias. Todos agradecem: a cidade (que terá menos trânsito), as pessoas (que terão melhor saúde) e o meio ambiente (que terá menos barulho e menos poluição).

O urbanista e os dois lugares



A partir de hoje, pretendo adicionar pelo menos um artigo novo por mês a este blog. Aparentemente os jornais de Ilhabela não têm circulado e eu acho que seria adequado publicar aqui o que eu publicaria neles.

Logicamente os demais posts continuarão a ser publicados neste blog, como venho fazendo desde 2005.

Eis o artigo de Janeiro.


O URBANISTA E OS DOIS LUGARES
Christian Rocha
gropius.org

Que tipo de cidade você quer para si? O plano diretor é recheado de boas idéias e de boas intenções. Mas sejamos honestos, são só boas idéias, são só boas intenções. Ainda que ele possa efetivamente evitar algumas birutices -- como a verticalização --, tudo o mais pode ser manipulado, exatamente como costuma acontecer com outras leis. Sempre haverá advogados dispostos a manipular o que diz o Plano Diretor, desde que sejam pagos para isso.

Cria-se então um questionamento que considero fundamental. Se o tipo de cidade que você quer -- para si e para seus netos -- não pode ser determinado por um conjunto de leis especialmente elaboradas para este fim, como fazer com que a cidade cresça e se desenvolva da melhor forma possível? Se não há formas de controlar o desenvolvimento da cidade, como fazer com que esse descontrole proporcione algo bom?

É um pouco assustador imaginar que não há como assegurar a qualidade do descontrole urbano -- e é o descontrole que configura a maioria das cidades brasileiras. O que há são formas de destacar o que há de bom no descontrole. Não se trata de impregnar-se de um otimismo ingênuo, algo que não cai bem num urbanista, trata-se de ter a habilidade de, pelo menos, saber ver e distinguir entre o que é bom e o que é ruim. É claro que a elaboração de critérios para este fim é exatamente o que alimenta o positivismo reformista que guiou o urbanismo nos últimos 200 anos e que originou os planos diretores e toda a aura que há em torno deles. Mas a lembrança de que a maioria desses critérios errou é capaz de evitar lambanças como as que geraram Brasília e tantas favelas. Fazer urbanismo, num país que tem favelas e Brasília, exige três esforços de consciência:

1) Saber que quem formalmente faz urbanismo no Brasil são as últimas pessoas que teriam condições para isso: os políticos. E que quem realmente faz urbanismo é quem normalmente está menos habilitado para essa tarefa: empresários do setor imobiliário e miseráveis.

2) Saber que a elaboração de projetos, de idéias, de planos, de manifestos e de critérios para intervenções urbanas é um exercício de presunção e, pela própria definição, recheado de ingenuidades e inconsistências, de força mal lapidada e de preconceitos -- coisas que fatalmente, no caso de um plano ou projeto específico, dividirão o mundo entre aqueles que gostam dele e aqueles que o abominam. E urbanidade consiste, em essência, na união -- queiramos ou não -- de muitas pessoas num espaço configurado por uma certa homogeneidade estrutural, administrativa, geográfica e cultural.

3) Saber que todo esforço para viabilizar os planos e intervenções urbanas dará em nada, ou que sua realização será classificada pelos próprios autores como algo totalmente oposto àquilo que havia sido elaborado inicialmente, o que atestará a inutilidade das horas perdidas em brain-stroms e prancheta e o valor da literatura sobre a arquitetura e o urbanismo. Ainda hoje é possível fazer arquitetura e urbanismo com o gogó.

Voltemos a Ilhabela.

A cidade foi concluída, como projeto urbano, no momento em que foi estabelecido o Parque Estadual de Ilhabela (PEI). Isso foi em 1977, através de decreto do Governo Estadual. A partir desse momento a Ilha de São Sebastião ficou dividida e a moral dessa divisão diz que a cidade é tudo aquilo que está fora do PEI. Noutras palavras, a cidade se estende até onde lhe foi permitido estender-se. É bom pensar nisso, não para que se busquem novos meios de contornar esse limite, mas para que ele seja respeitado diariamente e para que se saiba quais são os direitos e os deveres de cada "corpo" de que a ilha é composta -- a cidade e o Parque.

Ainda que o holismo esteja aí, tão atual, cidade e Parque são duas unidades estanques. Não queira somá-las sem entender suas respectivas dinâmicas. Depois de entendê-las é bem possível que você não queira juntá-las. Eu não quis.

Cidade e Parque são coisas diferentes. Não há sentido sequer em comparar as respectivas qualidades ambientais, porque uma pessoa jamais moraria dentro do Parque e uma casa de 15 cômodos não é lugar adequado para um tucano ou um lagarto. É natural que se queira preservar os respectivos lugares, porque pessoas, tucanos e lagartos merecem ter seus lugares para viver.

É natural também que se queira preservar não apenas os lugares, mas os mecanismos que os viabilizem. Neste caso, faz sentido defender a idéia de que o Parque existe também para que a cidade exista -- para servir a cidade, abastecê-la com água e ar puro. E é graças a esse servilismo que o Parque garante sua manutenção. Se ele não servisse para nada talvez nada fosse feito por ele quando algumas pessoas decidissem invadi-lo. No entanto, é graças à sua utilidade, graças à importância que ele tem para pessoas que precisam de água e ar puro, que o PEI é um espaço fundamental. E é graças a essas coisas que toda e qualquer invasão de sua área será motivo para preocupação e ação.

Algumas pessoas podem se incomodar com esse servilismo. Mas talvez ele possa resolver alguns problemas de preservação de recursos naturais. Eles sempre servirão para algo, não apenas para o Chefe Seattle escrever uma carta. O problema é que as pessoas não percebem isso, nem quando suas salas são forradas de mogno. Para isso, leis severas e separação. Deixe a cidade aqui e o PEI lá, para o bem de ambos. Talvez um dia tenhamos condição de tirar as cercas que limitam o Parque Estadual de Ilhabela. Por enquanto não.

*
Para saber mais:
Saite oficial
Ilhabela.org
Ilhabela.com.br

Novo endereço

Conforme anunciei no último dia 4, meu site pessoal está em novo endereço.

gropius.org

Visitas, comentários, críticas e sugestões são bem-vindos.

A todos, muito obrigado.

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Lixo turístico



No litoral norte, muito trânsito, filas e lixo -- matéria publicada no portal Estadão de hoje.

A foto da matéria mostra uma imagem do lixo acumulado em Ubatuba, mas essa realidade tem poucas nuances ao longo de todo o litoral norte. O caos é geral. O lixo nem sempre é o problema mais visível, mas talvez seja o mais grave, seguido do trânsito, que praticamente congela todos os deslocamentos da cidade.

O que impressiona nisso é a lerdeza das pessoas responsáveis por planejar o turismo local -- sobretudo políticos, mas não apenas eles. Aqui em Ilhabela, fala-se agora aquilo que sempre foi visto e algumas vezes já dito: a cidade não suporta a quantidade de turistas que tem recebido nos últimos anos, os recursos e a estrutura são insuficientes, "Ilhabela vai afundar" etc. etc. etc.

"Nos últimos anos" não significa 3 ou 4 anos, mas algo que se repete desde o início dos anos 80. Nessa época muitos acharam razoável equipar as cidades e depois domar o turismo, que então já era intenso, mas não problemático como hoje. Ocorre que uma cidade equipada atrai mais e mais turistas, mais e mais investidores e muitos acharam razoável aproveitar esse desenvolvimento e equipar ainda mais a cidade, abri-la cada vez mais para gente disposta a investir em hotéis, pousadas, construção civil -- e depois, se sobrasse tempo, o turismo seria domado. E assim chegamos a 2007, seguindo a lógica do "vamos faturar, depois vemos como vai ficar". E ficou assim, exatamente como mostra a foto acima.

O problema é que quem tem o poder e a responsabilidade de domar o turismo sempre acha que a cidade agüenta mais um pouquinho sem regras para o bom funcionamento da atividade. E diz o ditado que nada é tão ruim que não possa piorar.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

Problemas

Meu saite pessoal está provisoriamente fora do ar. Deve retornar em breve, em novo endereço e domínio próprio. Avisarei quando estiver tudo pronto.

Agradeço a todos a paciência e a atenção.

quarta-feira, dezembro 27, 2006

Casa nova

Meu saite pessoal mudou de endereço recentemente. Se o Insular é o espaço em que trato de assuntos ilhabelenses, o Gropius é onde trato de todos os outros assuntos -- os não-ilhabelenses.

Quem quiser conhecê-lo, clica aqui:

http://gropius.freehostia.com

Como de costume, comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, aqui ou lá.

A todos, muito obrigado.

terça-feira, dezembro 26, 2006

Muito barulho por nada

Lanchonete da rede Bob's em Ilhabela é motivo de comoção, gritaria, ranger de dentes. Não que isso tenha se tornado público a ponto de ser preocupante, mas no Orkut já há até campanha de boicote e ameaças de vandalismo.

Sinceramente, é muita veadagem para algo insignificante. As coisas são muito mais simples: não gosta, não compre. Eu, pessoalmente, prefiro o cachorro-quente do Hot, na feirinha da rua São Benedito.

O único fato digno de menção é a respeito dos preços. Bob's é uma rede nacional de lanchonetes junk-food. A qualidade dos produtos, ipso facto, é garantida e idêntica em todas as lojas da rede. Supõe-se que os preços também sejam, certo? Errado. Em Ilhabela, o Bob's pratica preços ilhabelenses, que nesta época do ano são cerca de 50% maiores do que no resto do país.

Na minha opinião, um lugar que ainda estoura fogos de artifício durante quase todo o verão com o propósito de agradar turistas, merece ter junk-food pelo dobro do preço, com o mesmo propósito de agradar turistas. Se vier McDonald's, melhor ainda. "Menas" algumas árvores na Praça Coronel Julião, estará feita a conversão total da Vila em um posto avançado da capital paulista. Os turistas agradecem, os moradores babam o ovo e os políticos contam os dias que faltam para 2008 chegar.

Tarifa diferenciada por que?



Em temporada, o assunto travessia sempre retorna. Mas há uma pergunta que parece até meio estúpida porque até agora ninguém a fez:

Por que a tarifa da balsa é mais cara aos finais-de-semana?

A resposta mais comum é aquela que diz que a tarifa é mais cara aos finais-de-semana porque supõe-se que quem utiliza o serviço nesses dias não tem as mesmas necessidades das pessoas que o utilizam nos dias de semana. Basicamente, essa explicação é de uma estupidez gigantesca, porque sugere que todas as tarifas de transporte público adotem a mesma prática, já que a todas elas essa justificativa poderia ser aplicada. Imagine usar ônibus em São Paulo a R$2,30 nos dias de semana e a R$3,50 nos finais-de-semana -- é mais ou menos essa a proporção entre as duas tarifas da travessia em Ilhabela.

Outra resposta menos comum é aquela que diz que o uso aos finais-de-semana é mais turístico e que turistas, por definição, podem pagar o preço. Esta explicação equivale à anterior, com o agravante de fazer discriminação entre turistas e moradores e, possivelmente, entre turistas endinheirados e pé-rapados.

Independentemente de qual seja a resposta, as que encontrei até agora não podem ser consideradas razoáveis, tampouco suficientes para justificar essa prática imbecil. Fica a pergunta no ar, à espera de resposta.

sexta-feira, dezembro 15, 2006

Os fogos e as andorinhas de Ilhabela



Danilo Giamondo, da ONG AMAILHA nos lembra de um aspecto fundamental na questão dos fogos de artifício:

"Algo mais real de ser discutido... se é que alguém se importa Se o fato abaixo acontece no centro da cidade, imaginem o reflexo na mata...! Como é sabido, anualmente recebemos diversos navios de cruzeiros que trazem turistas e desembarcam no centro de Ilhabela para uma visita a nossa cidade. É certo que a cada parada é cobrada uma taxa de desembarque por passageiros que deveria ser melhor utilizada pela administração pública.

"O fato é que para satisfazer o ego de alguns cegos, o município contrata e ou permite queima de fogos com a finalidade de desejar boa viagem aos turistas que estão nas embarcações. Ninguém percebeu ainda a agressão real que o barulho gerado por essas queimas de fogos normalmente tarde da noite, afugentaram as andorinhas que estavam alojadas para reprodução embaixo do telhado da câmara municipal.

"Para quem desconhece o assunto, as andorinhas são aves migratórias que anualmente migram do Canadá até o nosso litoral para reprodução e voltam ao país de origem para início do novo ciclo migratório. As aves de modo geral necessitam manter os ovos e os filhotes aquecidos durante a noite e período de chuva e frio. Contrariando a ignorância de alguns que alegam que as aves interpretam o barulho da mesma maneira como se fosse trovada, afirmo que as aves pressentem as trovoadas e se adaptam a situação da chuva e não conseguem se prevenir quando um imbecil resolve queimar fogos para dar tchauzinho a turistas. As aves abandonam assustadas seus ninhos e no escuro não conseguem voltar para a proteção dos filhotes e ovos ocasionando a morte dos mesmos.

"É simples, basta observar o ambiente no momento da queima de fogos ao invés de observar a luminosidade colorida gerada. Pratico isso todos os dias quando há navio ancorado no centro de Ilhabela e faço questão de mostrar aos mais jovens que por ali estão, já que é mais fácil educá-los do que contar com o bom senso dos adultos."

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Aberta a temporada de estupidez

Esse fenômeno de estupidez já foi objeto de um post neste blog, no verão passado. Se o fenômeno se repete, repete-se o post -- senão na íntegra, ao menos no conteúdo.

23:45 da noite de domingo, dia 10 de dezembro. Logo depois dos sinais de partida de um dos primeiros navios da temporada 2006-2007 estouram os fogos de artifício da Prefeitura Municipal de Ilhabela. Nesta hora é adequado deixar a formalidade de lado e dizer, com todas as letras, que se trata da coisa mais estúpida que o poder executivo municipal poderia fazer -- e repetir -- em ocasião dos navios de passageiro.

Enquanto o poder público faz um agrado pirotécnico para os passageiros dos navios, as pessoas que vivem na Vila e arredores tentam dormir.

Ficam valendo todas as perguntas e afirmações que fiz antes.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Livros à venda



Estou vendendo alguns livros de minha coleção. Quem tiver interesse em algum título, contate-me pelo e-mail christiandrs@gmail.com


FILOSOFIA

BENOIT, Hector. Sócrates: o nascimento da razão negativa. Moderna. R$10,00

CÍCERO. Saber envelhecer (seguido de A amizade). L&PM Pocket. 1997. (Papel jornal) R$8,00

DURANT, Will. A Filosofia de Nietzsche. Ediouro, Os Grandes Filósofos. R$8,00

EMERSON, Ralph Waldo. Conduta para a vida. Martim Claret, Coleção A Obra-Prima de Cada Autor. 2003. (Novo; coleção de conferências de Emerson) R$8,00

EMERSON, Ralph Waldo. Homens representativos. Ediouro, Clássicos de Bolso. (Breves biografias de homens célebres, escritas pelo genial transcendentalista) R$12,00

NAGEL, Thomas. Uma breve introdução à filosofia. Martins Fontes. 2001. (um dos volumes da mesma coleção que inclui o Pequeno Tratado das Grandes Virtudes) R$12,00

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Martim Claret, Coleção A Obra-Prima de Cada Autor. 2005. (Novo) R$8,00

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Martim Claret, Coleção A Obra-Prima de Cada Autor. 2001. (Novo) R$8,00

NIETZSCHE, Friedrich. Más allá del bien y del mal. M. Aguilar. 1947. (Em espanhol, um dos volumes das obras completas de Nietzsche publicadas na Argentina nos anos 40) R$25,00

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Escala, Coleção Mestres Pensadores. (Novo; papel jornal) R$6,00


ROMANCE

AZEVEDO, Ricardo. Lúcio vira bicho. Companhia das Letras. 1998. (Novo; literatura infanto-juvenil) R$9,00

GIDE, André. Pântanos. Civilização Brasileira. 1972. R$12,00

HESSE, Hermann. Este lado da vida. Civilização Brasileira. 1977. R$15,00

HESSE, Hermann. Gertrud. Civilização Brasileira. 1972. R$10,00

HESSE, Hermann. Knulp. Civilização Brasileira. 1970. (Capa dura) R$15,00

HESSE, Hermann. Pequenas Alegrias. Record. 1977. R$12,00

HESSE, Hermann. Rosshalde. Civilização Brasileira. 1972. R$10,00

HESSE, Hermann. Sobre a guerra e a paz. Record. 1974. R$ 10,00

JABOR, Arnaldo. Eu sei que vou te amar. Círculo do Livro. 1990. (Capa dura; livro com o roteiro do filme homônimo) R$12,00

KEROUAC, Jack. O livro dos sonhos. L&PM Pocket. 1999. (Papel jornal) R$10,00

SARTRE, Jean-Paul. A idade da razão. Difusão Européia do Livro. 1961. (Caindo aos pedaços, mas com o texto integral) R$4,00


ORIENTAIS

ATTAR, Farid Ud-Din. A Conferência dos Pássaros. Cultrix. 1993. R$10,00

HUA, Ellen Kei. Meditações do Kung Fu e sabedoria chinesa proverbial. Ediouro. 1982. (Coletânea de provérbios taoístas e confucionistas) R$6,00

I CHING: mensagens para crescimento pessoal. Caras, Coleção Caras Zen. 2004. (Novo; uma versão enxuta do clássico chinês, ideal para consultas rápidas) R$4,00

MUSASHI, Miyamoto. O livro dos cinco anéis. Madras. 2004. (Novo) R$12,00

YUTANG, Lin. A importância de viver. Círculo do Livro. (Capa dura) R$15,00


COLEÇÃO PRIMEIROS PASSOS

COSTA, Caio Túlio. O que é anarquismo. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos. 1985. R$8,00

PEREIRA, Carlos Alberto M. O que é contracultura. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos. 1986. R$8,00


NUTRIÇÃO

HOLMES, Charlotte. Os campeões são vegetarianos... e você?. Casa Publicadora Brasileira. 1998. (receitas vegetarianas) R$12,00

KUSHI, Michio. Culinária Macrobiótica: princípios e técnicas. TAO. 1980. (receitas macrobióticas) R$8,00


POLÍTICA

MELLÃO NETO, João. Loreley e a condição humana: a democracia no Brasil e no mundo. Siciliano. 1995. (João Mellão Neto escreve no jornal O Estado de São Paulo e foi eleito recentemente deputado estadual) R$12,00


DICIONÁRIO

Pequeno Dicionário Michaelis Espanhol-Português-Espanhol. Melhoramentos. 1992. (Novo) R$10,00


MANUAL

CALDER, Julian. Manual de Fotografia 35mm. Círculo do Livro. 1982. (Capa dura; mesmo em tempos de fotografia digital, o manual, ricamente ilustrado, é um bom referencial para fotógrafos amadores) R$35,00

PIN, Tien. Feng Shui: o caminho do meio. Nobel. 1999. R$16,00


HUMOR

SARRUMOR, Laert. Mil Piadas do Brasil. Nova Alexandria. 1998. R$16,00


FRASES

COELHO, Paulo. Frases: 106 reflexões dos guerreiros da luz. Ediouro. 1995. (Novo; frases extraídas das obras de Paulo Coelho) R$4,00

A semana

Transporte alternativo-coletivo -- vereador quer liberar-o-geral no transporte alternativo-coletivo de Ilhabela. Cidadãos acham bom, desde que o transporte alternativo-coletivo passe na porta de suas casas -- obóvio. Transporte alternativo levado a sério nesta cidade seria uma ciclovia decente. O resto é populismo. Alguém lá no fundo mandou perguntar: cadê a barquinha?

Lama -- a coisa é bem simples: vão estudar, vão. Não é que o erro não deva ser punido, é apenas que não é você que vai determinar ou executar a pena. E se você não estuda, sua participação vale tanto quanto a participação do mosquito que zune no ouvido de quem escondeu dinheiro sabe-se lá onde. Roubou, desviou, pouco importa se você não consegue ser menos pragmático, menos prático, menos cínico do que aqueles que roubaram "só um pouquinho". Que você esteja certo neste momento, quando defende punição para os culpados, veja bem, é mera coincidência, não o resultado de esforço e estudo. Ademais, em tempos de mega-informação, tudo é circo.

Res publica -- aliás, dinheiro público não é aquele que pertence a todos. Uma das bases do estado de direito é a existência de um poder público que faz o que bem entender com o dinheiro colhido dos cidadãos. Digo isso para aqueles que chegaram a pensar na roubalheira pública como razão para defender o seu, independentemente dos meios, dos princípios e dos fins. Roubalheira política é razão para fazer cabeças rolar, mas nunca vai ser razão suficiente para que o dinheiro que lhe foi confiscado através dos impostos volte para o seu bolso. Se houve a roubalheira, é tarde para reaver o dinheiro, mas nunca para reaver a dignidade política.

Eufemismo -- em tempo, desviar dinheiro é a mesmíssima coisa que roubar dinheiro.

Futuro -- alguém olha para Ilhabela e consegue ter esperanças, de verdade?

Na calçada -- em minha humilde opinião, todo o executivo municipal deveria trabalhar na calçada. Se é verão, um guarda-sol resolve. O vice-prefeito está apenas dando o exemplo e neste particular está coberto de razão.

terça-feira, novembro 28, 2006

Artigo de novembro



Em meu saite pessoal pode-se ler Capitalismo saudável, meu artigo de novembro no Jornal da Ilha.

Não é de bom tom ter rusgas com colegas de jornal, mas devo dizer aqui que este artigo foi escrito como resposta a dois artigos publicados na edição de outubro do JI. Os autores -- cujos nomes não é necessário citar neste blogue -- repetiram um dos velhos jargões da esquerda: o capitalismo é responsável pelos males do mundo. Esta idéia oferece uma única conclusão: se o capitalismo é o próprio tinhoso na Terra, é necessário expurgá-lo. E ao expurgá-lo sobra seu antagonista, socialismo ou comunismo, como o queiram chamar.

Se a defesa aberta de ideologias sanguinárias pode ser malvista, come-se pelas bordas, isto é, eliminam-se seus antagonistas. Pode-se vencer usando as próprias qualidades ou eliminando os opositores. No Brasil, é fácil perceber qual a estratégia que as esquerdas preferem. 

E o que isso tem a ver com Ilhabela? Tudo. Se a idéia da vilania do capitalismo foi novamente impressa nas páginas de um jornal local, tem-se a certeza de que ela também circula entre as gentes -- não sem danificar algumas mentes.

*
Aliás, em tempos de CPI, fica ainda mais clara uma das idéias que costumo defender: não são os sistemas que causam pobreza e violência, mas sim as pessoas, o desvio moral, a ausência de caráter. No mesmo ambiente capitalista há ladrões incuráveis e trabalhadores honestos. O que os diferencia?

domingo, novembro 12, 2006

Não vale a pena ver de novo - parte II



É claro que uma informação não-oficial estava sujeita aos riscos de não vingar e ser tachada de boataria fácil e danosa. Tal era a essência do post Não vale a pena ver de novo

A grita geral nos fora internáuticos contra minha iniciativa ignora uma pergunta importante: e se de fato a Prefeitura pretendesse cortar mais uma árvore na Vila?

Aparentemente a intenção existiu. E qualquer empreendedor que olhe para a falsa-seringueira sobrevivente na Praça Coronel Julião decerto pensará nas inúmeras possibilidades de fazer algo com o espaço que surgiria com o corte daquela árvore. Digo isso porque eu, que não sou exatamente um leigo, pensaria em possibilidades desse tipo, se acaso me fosse dada a ingrata tarefa e se fosse do tipo que anda para árvores exóticas só porque são exóticas. Sei que há muita gente assim em Ilhabela.

*
A propósito, comentários anônimos não serão sumariamente apagados -- não obstante a obrigação moral que eu teria de fazer isso --, mas provavelmente serão ignorados. Eu me disponho a comentar e discutir todos os comentários, desde que os comentaristas se disponham a comentar em pé de igualdade comigo, isto é, dando nome e um e-mail válido exatamente como faço neste blog. Se não são capazes de fazer isto, é realmente melhor que continuem se escondendo. Quando alguém diz que apóia a atual administração municipal, sai em sua defesa e não é capaz de se identificar, já disse o essencial. 

Esgoto



Deu no Estadão de hoje:
Litoral norte só trata 28% do esgoto

Situação é pior em cidades que estão entre as que mais crescem no Estado, como São Sebastião e Ilhabela.

O problema já foi objeto de dois posts neste blog. Para quem crê que é apenas uma questão de saneamento básico, devo lembrar que não é. Em Ilhabela, a falta de saneamento básico e de uma rede de esgoto e tratamento decentes significam três coisas: 1) esgoto clandestino circulando pela cidade; 2) esse esgoto chegará às praias na primeira chuva que vier; 3) praias poluídas não afetam somente a saúde de turistas e habitantes, afetam também a economia da cidade. 

Cidades maiores do litoral paulista já perceberam a equação que diz mais esgoto sem tratamento = menos turistas = menos dinheiro,  e se esforçam para resolver esse problema. Ilhabela e São Sebastião, por uma série de razões que não pretendo discutir agora, parecem estar na contramão desse processo, apostando talvez na exuberância natural que continua a atrair turistas.

Na dúvida, evito nadar nas praias daqui até que os boletins da Cetesb demonstrem que algo está mudando -- para melhor. 

segunda-feira, novembro 06, 2006

Prefeitura de Ilhabela apura fraude em folha de pagamento

Via VNews:
A Prefeitura de Ilhabela está investigando o desvio de verba pública no município. A fraude foi encontrada na folha de pagamento da prefeitura. A comissão que investiga o caso é formada pelos Secretários de Finanças, Administração e Assuntos Jurídicos e o Depatarmento de Recursos Humanos da prefeitura.

Segundo a comissão, eram emitidas duas folhas de pagamento por mês. Uma delas continha o salário real dos funcionários. A outra ia para os bancos com valores a mais, que eram depositados nas contas. Em alguns casos esses valores chegavam a ser maiores que os salários. Um dos funcionários, por exemplo, deveria receber em agosto, R$ 1.634, mas foram depositados R$3.400. Outro chegou a receber dois pagamentos em um único mês.

Quando a investigação começou, em agosto, todas as gratificações foram cortadas. A folha de pagamento de setembro teve uma redução de R$ 64 mil.

Uma funcionária, que emitia a folha pagamento, foi afastada do cargo até que o fim da sindicância seja concluída. De acordo com o marido, ela viajou e vai passar esses dias fora e não quer comentar o assunto.

O vice-prefeito disse que espera ver o caso esclarecido.

Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos de Ilhabela, os funcionários que receberam mais que o valor devido, terão que devolver o dinheiro para a prefeitura.